Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Aprimorando o seu desempenho como canal de comunicação entre a sociedade e a Justiça, a Ouvidoria Judiciária segue realizando visitas institucionais às comarcas do Tocantins para promover a capacitação aos servidores sobre a Lei de Acesso à Informação. Na última quarta-feira (17/10), foi a vez da Comarca de Itaguatins, região do Bico do Papagaio, receber a equipe do órgão. 

Ressaltando os projetos da Ouvidoria, em consonância com os avanços do Judiciário tocantinense, a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, destacou a atuação dos servidores frente à prestação jurisdicional. “Hoje somos o órgão de apoio que contribui com a gestão do Tribunal de Justiça. Estamos à disposição para sanar dúvidas, atender reclamações, receber sugestões e elogios; e esse feedback é muito importante", destacou a magistrada.

Atualmente respondendo pela Diretoria do Foro de Itaguatins, o juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, afirmou que ter o suporte da Ouvidoria na Comarca facilita para o cidadão levar seus anseios ao Judiciário. “A partir do momento em que o poder público ouve a sociedade é possível se programar para melhorar a atividade institucional. Os cidadãos precisam saber que, quando precisarem, podem contar um serviço de qualidade oferecido pela nossa Justiça”, pontuou.

Durante o encontro, os servidores participaram ativamente da ação e pontuaram a importância da Lei de Acesso à Informação na prestação jurisdicional. “A lei vem para dar suporte aos servidores na execução dos trabalhos, no sentido de prestar as informações e esclarecimentos respeitando os prazos e respeitando sempre o cidadão”, avaliou o oficial de justiça Irom Ferreira Araújo Júnior.