Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Mobilização envolve processo eleitoral do CBH dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza (foto) e criação do CBH do Rio Palma

Mobilização envolve processo eleitoral do CBH dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza (foto) e criação do CBH do Rio Palma Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Mobilização envolve processo eleitoral do CBH dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza (foto) e criação do CBH do Rio Palma Mobilização envolve processo eleitoral do CBH dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza (foto) e criação do CBH do Rio Palma

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza mobilização nas regiões sul e sudeste do Tocantins em prol de dois Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) do Estado. A ação fortalece o trabalho dos colegiados, grandes aliados na gestão hídrica das bacias e do uso da água de importantes mananciais. 

Na região sul, os técnicos da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh percorrem os municípios de Talismã, Cariri, Figueirópolis e Alvorada nesta semana e entre os dias 23 e 27 de outubro visitam Gurupi, Peixe, Jaú do Tocantins e Sucupira. A intenção é visitar os integrantes dos segmentos usuários de água, sociedade civil organizada e poder público desses municípios que se inscreveram para integrar o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza para reforçar sua presença nas assembleias setoriais e no processo eleitoral da diretoria permanente do colegiado.

O processo de escolha dos membros, titulares e suplentes, representantes dos três segmentos do CBH dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza ocorrerá por meio das assembleias setoriais que serão realizadas no dia 23 de novembro, em Gurupi. Foram habilitados a indicar membros para o Comitê onze entidades representantes dos usuários, oito representantes de organizações civis e dez do poder público, conforme lista divulgada no Diário Oficial do Estado de 17 de outubro. Após a análise de possíveis recursos, a divulgação final dos habilitados acontece no dia 06 de novembro.

A eleição da diretoria permanente do Comitê, que engloba uma bacia que banha grande parte da região sul do Tocantins, ocorre no dia 30 de novembro, mesma data em que será realizada a posse dos novos membros do CBH.

Novo colegiado

Já na região sudeste do estado os técnicos da Semarh trabalham na mobilização do poder público municipal para a criação do sexto Comitê de Bacia Hidrográfica do Tocantins, que beneficiará usuários de água, sociedade civil organizada, poder público e a população dos municípios que integram a bacia do Rio Palma. A mobilização passa pelos municípios de Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Arraias, Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus e acontece até esta sexta-feira, 20.

O objetivo é buscar o envolvimento do poder público municipal para a criação do Comitê. Após esta etapa, que também envolve a mobilização de representantes dos outros segmentos, deve ser constituída a Comissão Pró-Comitê para a elaboração da proposta de criação do CBH.

Comitês

Os Comitês de Bacia Hidrográfica existentes no estado são: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o recém criado Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.