Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Visando a valorização profissional e o aprimoramento das ações, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove duas capacitações para cerca de 60 fiscais agropecuários de barreiras fixas e móveis. O evento, que iniciou na quarta-feira, 25, e segue até sexta-feira, 27, no município de Paraíso do Tocantins, conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ministrará palestra sobre abordagens de veículos, fiscalização documental e de carga.

O Estado conta com 20 barreiras fixas na divisa com os estados e 14 volantes, responsáveis pela fiscalização de trânsito vegetal e de animais, produtos e subprodutos de origem animal. Este ano, já foram realizados 12 cursos com a participação de aproximadamente 400 servidores que trabalham nas barreiras fixas e móveis. “Investimos em capacitações porque acreditamos no desenvolvimento profissional, que possibilita novas habilidades e melhorias no desempenho das funções executadas na defesa agropecuária estadual”, destaca o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Na programação, serão discutidos temas ligados ao trânsito, inspeção e auto de infração das áreas animal e vegetal, além de treinamento sobre abordagens aos condutores de veículos. “Sempre defendemos a importância desse tipo de capacitação para tirarmos dúvidas, pois é no posto fiscal que surge os problemas. Com o aprendizado aqui repassado sentiremos mais preparados e tranquilos, pois discutiremos a legislação, formas seguras de abordagens e comportamento do fiscal”, ressalta o fiscal agropecuário de Araguaína, Luiz Borges.