Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

Após três meses de investigações, policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), prenderam em flagrante, nesta quinta-feira, 2, Jaaziel S. de O., no momento em que este buscava um documento (CRVL) falso na rodoviária de Palmas. O documento seria usado para clonar uma camioneta Hilux, ano 2017, placa QKK2154, roubada em Palmas, no último dia 25/10/2017.

De acordo com o delgado de Polícia, Rossílio de Sousa Correia, responsável pela operação, a interceptação foi possível graças a uma intensa investigação da Polícia Civil que revelou a existência de uma quadrilha de clonagem e receptação de camionetas de luxo na capital, a qual foi desarticulada, durante a operação realizada pela Derfrva.

Informações obtidas com as investigações revelaram que Jaaziel Santana estaria fomentando furtos e roubos de veículos clonados na capital e depois os revendia em outros Estados.

Segundo Rossílio de Sousa, o modus operandi adotado pelo grupo tinha Jaaziel Santana como principal articulador, “Jaaziel solicitava que pessoas ligadas a ele furtassem e roubassem camionetas e outros veículos de luxo na capital e, com ajuda de um terceiro comparsa os escondia, por cerca de 30 dias, em um imóvel locado no bairro Santa Fé 2, em palmas”, esclareceu. Outros dois homens foram presos durante a operação policial.

De posse dos veículos roubados e furtados, os investigados adulteravam todos os dados dos carros, sendo estes clonados e levados para outros Estados, onde eram revendidos. As placas eram trazidas da cidade de Imperatriz (MA), por Jaaziel e o CRLV falso de Goiânia (GO). O delegado responsável pelas investigações estima que aproximadamente oito camionetas já foram adulteradas ou clonadas por Jaaziel Santana.

Ao ser preso com o documento falso, o investigado levou os policiais civis até o local onde estava escondida a camioneta roubada, sendo que a mesma já possuía placas clonadas e CRLV falso, isto é, pronta para ser revendida pelo valor de 50 mil.  

Conforme declaração do delegado Rossílio de Sousa, a cártula de CRLV usada para clonar a camioneta foi furtada do Detran Tocantins e inserido dados ideologicamente falsos com o chassi da camioneta roubada, porém com a placa de outro veículo legal. Também foi apreendido em poder de Jaaziel, um veículo tipo Palio Attractiv 1.0, ano 2016/17, placa PAX 1382, o qual era objeto de financiamento fraudulento.

Jaaziel Santana e seus comparsas foram autuados pelos crimes de receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e falsificação de documentos públicos. Após os procedimentos legais cabíveis, todos foram encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde permanecerão à disposição da justiça.