Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), vai reuniu 31 inscritos que, atualmente, cumprem medidas socioeducativas em Palmas, Gurupi e Santa Fé do Araguaia. As provas serão dias 12 e 13 de dezembro, e mesmo estando nas unidades, os jovens aproveitam a oportunidade para testar os conhecimentos e também a chance de uma vaga na universidade. A quantidade deste ano é de aproximadamente três vezes maior que os do ano passado, quando apenas dez fizeram as provas.

A participação dos 31 jovens é uma garantia da Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, para que se cumpra um direto dos socioeducandos. O eixo educacional faz parte do Estatuto da Criança e do Adolescente, garantindo a esse público o direito à educação e ao esporte, entre outros.

Para Naysângela Tenório, diretora da pasta, as medidas são rápidas, tendo em vista a agilidade do sistema de justiça na atualidade. “Para o adolescente que faz a prova do Enem e alcança a média, vamos cumprir mais uma meta, que é incluí-lo no sistema que vai permitir que ele se matricule e aproveite as aulas com os professores que serão colocados à disposição dele”, afirmou.

As provas serão aplicadas dentro das próprias unidades, por equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que executa o Enem. Os adolescentes estão divididos em 12 no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Palmas, 8 no Centro de Internação Provisória Central (Ceip) Palmas, 12 no Ceip de Gurupi e 01 no Ceip de Santa Fé do Araguaia.

Tags: CASE, Ceip, ENEM, Inep