Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria

Exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria Exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria

Os inscritos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 poderão conhecer os locais de prova a partir desta quarta-feira, 8, na página do participante. O exame será aplicado no dia 19 de novembro em todo o País. No Tocantins, 23.887 pessoas se inscreveram para a avaliação direcionada a jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria.

Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. A partir deste ano, a certificação de conclusão do ensino médio passou a ser feita por meio do Encceja. 

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, no Tocantins, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) para oferecer a certificação dos participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

Segundo o gerente de Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Emerson Azevedo Soares, “o exame permite o aumento da escolaridade por meio da certificação, um importante passo para aqueles que querem fazer um curso técnico e ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio. O Encceja representa uma nova chance de retomar os estudos ou de entrar para o mercado de trabalho”, enfatizou.

Provas

No Tocantins, o exame acontecerá em 12 municípios: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No turno matutino, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45, e as provas serão realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15, e prova das 15h30 às 20h30.

Os alunos do ensino fundamental vão fazer provas de ciências naturais, história e geografia pela manhã e de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, matemática, educação física e redação à tarde. Candidatos do ensino médio vão fazer provas de ciências da natureza e ciências humanas pela manhã e de linguagens e códigos, redação e matemática à tarde.