Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

A Prefeitura de Araguaína reúne feirantes desde a última segunda-feira, 6, para discutir reorganização das feiras livres da cidade. As propostas são para demarcação dos pontos, adequação dos novos modelos de barracas, limpeza do ambiente, instalação de banheiros químicos e manutenção desses espaços. Na tarde desta quarta-feira 8, a reunião será com os feirantes do segmento de carnes, às 16 horas, na Fundação Municipal de Atividade Comunitária (Funamc).

Na tarde de terça-feira, 7, feirantes do segmento de frutas e verduras discutiram as propostas. “Trabalho com a venda de verduras há 20 anos e estou feliz que a Prefeitura está pensando em nós, para organizar o nosso espaço de vendas”, contou Josélia de Sousa.

Romes Nazareno de Brito já vendia abacaxi como ambulante e agora quer começar a vender na feira livre. “Estou participando porque já quero começar meu negócio com tudo organizado. Vou vender melancia, laranja e outras frutas”.

Novas feiras livres

A superintendente da Funamc, Valdirene Cesário, explica que são três modelos de barracas, com cores definidas divididos entre os segmentos de carnes, cereais, verduras e frutas, variedades, queijos e lanches.

“Desde janeiro, estamos acompanhando os feirantes. Hoje temos 500 feirantes cadastrados que trabalham em feiras tradicionais, no Mercado Municipal, Entroncamento e JK e temos também pedidos de novas feiras, no Araguaína Sul, Céu Azul e Lago Azul. Queremos ampliar e também iniciar feiras noturnas, com início às 16h até as 22h, muitos feirantes já têm interesse”, adiantou a superintendente.

A ação de reorganização das feiras é uma parceria da Funamc e Secretaria Municipal do Planejamento.

Reuniões
Dia 8 (quarta-feira)
16h – Discussões e apresentações a feirantes do segmento de carnes.
 
Dia 9 (quinta-feira)
16h – Discussões e apresentações a feirantes do segmento de variedades (importados, calçados confecções, flores, artesanatos).
 
Dia 10 (sexta-feira)
16h – Discussões e apresentações a feirantes do segmento de polpas, lanches, queijos e comidas.