Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal Vicentinho Júnior (PR/TO) recebeu nesta última quarta-feira, 8, em seu gabinete, o diretor de Administração e Gestão da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Francisco Nunes, para tratar dos recursos necessários para a realização de uma audiência pública no município de Formoso do Araguaia, para tratar sobre a BR-242 (Travessia da Ilha do Bananal).

Vicentinho Júnior lembra que em maio de 2015 apresentou requerimento na Câmara Federal para a formação da subcomissão especial da Comissão de Viação e Transportes (CVT) destinada a acompanhar as obras das rodovias federais transversais BR-242 e BR-235, período que presidiu diversas audiências públicas, sendo uma delas, para discutir o orçamento necessário para a confecção do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho que compreende a Travessia da Ilha do Bananal, com embasamento dos órgãos responsáveis da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Procuradoria Regional da República, Superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), engenheiro José Rubens Mazzaro e prefeituras dos municípios de São Felix do Araguaia e Formoso do Araguaia.

“Conseguimos com a subcomissão avançar junto ao DNIT para que os estudos fossem iniciados em torno da viabilidade técnica. Um dos entraves para a implantação da rodovia no trecho que adentra a Terra Indígena Parque do Xingu, é justamente este Estudo, e superado esta audiência pública ele se fará viabilizado juntamente com a comunidade indígena, sem haver nenhum tipo de divergência entre os envolvidos”, afirma Vicentinho Júnior. 

A BR-242 liga o Tocantins ao Mato Grosso, dois estados importantíssimos na produção de cereais e grãos do Brasil. Diversos trechos estão sem pavimentação ou em fase de construção.