Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Em operação realizada na manha desta segunda-feira, 13, em Araguaína (TO), a Polícia Civil do Tocantins desarticulou uma quadrilha especializada em clonagem de veículos. Durante a operação, três homens foram presos em flagrante e vários objetos ilícitos foram apreendidos - placas frias, CNHs falsas e documentos de veículos adulterados.

De acordo com informações do delegado de Polícia, José Anchieta de Menezes, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic norte), e responsável pela operação - realizada em conjunto com o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) -, os suspeitos instalaram até câmeras de segurança em postes para monitorar ao movimentação da rua, além de rádios que copiavam a frequência da Polícia.

O José Anchieta, a Polícia Civil recebeu informações sobre a movimentação dos suspeitos e passou a investigá-los, sendo necessário apenas cinco dias de monitoramento, através do serviço de inteligência da Deic norte para checar a quadrilha.

As equipes de policiais civis localizaram duas residências no setor Parque Sonhos Dourados, as quais eram utilizadas para a prática de atividade criminosa. Nas duas casas foram localizaram e apreendidos vários objetos ilícitos, sendo dois veículos clonados, uma arma de fogo calibre 380, várias munições de calibres 380 e 9 mm, placas de veículos adulteradas, documentos de veículos adulterados, CNHs furtadas/falsificadas, máscaras, luvas, notebooks, celulares, rádio HT, dinheiro em espécie, além de falsos documentos de identidade, dentre outros.

Os investigados Elson da S. S. (19), Edmar G. de S. (29) e Bruno S. S. (31), foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de associação criminosa, adulteração de sinal de identificação de veículo automotor, receptação qualificada, uso de documento falso, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de munição de uso restrito. Na delegacia, foi constado que Elson da S. e Edmar G. já tinham passagem pelas polícias dos Estados do Pará e do Maranhão, respectivamente.

Conforme o delegado José Anchieta, a Polícia Civil vai continuar investigando com a finalidade de descobrir possíveis envolvimentos de outras pessoas, bem como a participação dos presos em outros crimes. José Anchieta lembra que “crimes como estes só são praticados porque encontram mercado receptivo".

Após os procedimentos legais cabíveis, os três homens foram encaminhados para a carceragem da Cadeia Pública de Araguaína, onde permanecem à disposição do judiciário.