Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

Foto: Pedro Barbosa

Em intervalo dos painéis apresentados no Amazon Bonn, nessa terça-feira, 14, o governador Marcelo Miranda cumpriu agendas paralelas. Ele visitou o pavilhão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 23), e teve audiência com o embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng.

Durante o encontro com o embaixador, Marcelo Miranda fez uma breve exposição de ações e projetos do Tocantins, resultados e lições aprendidos no processo de proteção e de uso sustentável. Dentre eles, o Pró-Solar e o CAR - Cadastro Ambiental Rural. "Consideramos como bastante produtivo esse encontro. O embaixador demonstrou interesse em conhecer melhor as propostas do Tocantins", avaliou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Yuri Tenório, explanou sobre o Comitê de Prevenção à Amazônia (Copam). A organização destina-se preservar, prevenir e conservar a região amazônica, especialmente de ações relacionadas às queimadas.

Ao final, o embaixador solicitou encontro posterior, com representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, “de forma a visualizar melhor os projetos do Tocantins", disse o embaixador, mostrando-se interessado em mais detalhes sobre o que lhe foi apresentado.

Ao final, ficaram agendados dois encontros: um com o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lelis e outro com o coronel Yuri Tenório.