Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Juliana Carneiro

Cerca de 250 pessoas, entre técnicos e coordenadores do Programa nos 139 municípios tocantinenses, participam do IV Encontro Estadual do Programa Bolsa Família na Educação (PBF), que acontece no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas/TO e contou com a presença da vice-governadora, Claudia Lelis, durante a abertura, na manhã desta quinta-feira, 16.

O evento, que acontece até amanhã, é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas).

“Ocupamos o segundo lugar no ranking nacional do índice de frequência escolar. Estamos acima da média nacional”. Com essa afirmação a governadora em exercício, Claudia Lelis, comemorou a atuação do Governo do Estado nas escolas estaduais do Tocantins.

Segundo a vice-governadora, os dados mostram que o Tocantins está avançando com resultados crescentes no acompanhamento das condições dos beneficiários do Bolsa Família, na área educacional, principalmente nos bons índices de frequência das crianças nas escolas. “Esses resultados são frutos do trabalho incansável de cada um de vocês aqui presentes, que trabalham diariamente com os beneficiários do programa”, ressaltou Claudia Lelis.

Acompanhamento

O Tocantins é destaque em acompanhamento de alunos do Programa Bolsa família. Com um total de 153.894 alunos atendidos das redes estadual e municipal de ensino, o Estado ocupa a segunda posição da região Norte, e a sexta nacional.  A condicionalidade em destaque para essas posições é o acompanhamento da frequência escolar dos estudantes que é feito pelas escolas às famílias.

As condicionalidades são as exigências do programa para que a família receba o benefício. São compromissos que as famílias assumem junto ao governo federal e são de fundamental importância para a manutenção do programa. As condicionalidades são na área de Saúde e Educação e devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso. Elas são de fundamental importância e devem exigir a atenção das famílias beneficiárias.

Além da participação dos profissionais de outros municípios do Tocantins, de Palmas, participam coordenadores municipais do programa Bolsa Família na Educação, gestores escolares da rede estadual de ensino, técnicos da Seduc, da Setas e da Secretaria de Estado da Saúde.

Conforme Josina Caravalhinho Pinto, técnica do Bolsa Família no município de Chapada de Natividade, o programa ajuda muitas famílias. “Esse programa é bem-vindo para muitas famílias que não possuem renda fixa, pois ajuda a reduzir o índice de vulnerabilidade”, disse.

Segundo Rosana Trindade, que representou  a coronel Patrícia Rodrigues do Amaral, secretária do Trabalho e Assistência Social, a distribuição de renda acontece com o auxílio de diversas pastas. “A política de distribuição de renda à comunidade acontece nas áreas de saúde, educação e assistência. Para tanto, destacam-se alguns critérios para que a pessoa possa ter o benefício, por exemplo, estar frequentando a escola”, pontuou.

Para Ismael Guimarães da Silva, técnico da Secretaria de Educação, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, a distribuição de renda contribui para que o beneficiado busque outros caminhos. “É preciso que a pessoa a ser beneficiada atenda a alguns critérios como ter frequência mínima escolar, para jovens de idade entre 16 e 17 anos e, a partir daí, ter novas perspectivas de trabalho”, comentou.

Segundo Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, o Bolsa Família é importante para o Estado do Tocantins. “É uma satisfação realizar esse trabalho com a população do campo, quilombola e indígena. Parabenizamos o governo pelo apoio, trabalho e compromisso para com as famílias. Esse programa faz muita diferença na vida de cada uma das famílias beneficiadas. Neste momento, podemos discuti-lo e fazer proposições estratégicas de melhorias”, finalizou.