Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Cerca de 150 veículos, possíveis transportadores de produtos de origem animal, foram fiscalizados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na manhã desta sexta-feira, 17, durante realização de blitz na TO-010 saída para o município de Lajeado e na TO-080 saída para Luzimangues, Distrito de Porto Nacional. A ação faz parte da operação liderada pela Vigilância Sanitária Municipal juntamente com o Ministério Público Estadual (MPE) e Vigilância Sanitária Estadual. O objetivo é evitar que alimentos inadequados cheguem à mesa do consumidor.

Durante as abordagens, que ocorreram no período entre 6h e 10h da manhã, a Adapec não encontrou irregularidades, os produtos inspecionados tinham origem comprovadas com registro no Serviço de Inspeção Animal (SIE-TO) e no Serviço de Inspeção Federal (SIF). “É um resultado satisfatório, pois sinaliza que cada vez mais os empresários estão mais conscientes da importância de produtos inspecionados para a segurança alimentar”, destaca o presidente da Adapec, Humberto Camelo, avaliando as parcerias com outros órgãos, “Fortalece as ações e trazem benefícios à população”, pontuou.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Carnes, Pescados, Ovos e Derivados da Adapec, Jean Paulo Galletti, explicou que duas equipes do setor de inspeção animal da Agência e mais duas barreiras volantes ficaram responsáveis pelo controle de trânsito de produtos de origem animal e de prestar orientações aos condutores em relação às legislações sanitárias. “Na ocasião, verificamos carga e a documentação de origem dos produtos, condições de higiene e temperatura, além disso, fizemos um trabalho de educação sanitária com ênfase nas legislações sanitárias”, disse.

A Vigilância Sanitária Municipal continua realizando ações durante todo o dia, na feira da Quadra 304 sul.