Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Anúncio dos investimentos foi feito durante reunião dos empresários do grupo Soliker com a vice-governadora

Anúncio dos investimentos foi feito durante reunião dos empresários do grupo Soliker com a vice-governadora Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Anúncio dos investimentos foi feito durante reunião dos empresários do grupo Soliker com a vice-governadora Anúncio dos investimentos foi feito durante reunião dos empresários do grupo Soliker com a vice-governadora

O anúncio dos investimentos foi feito na manhã desta sexta-feira, 17, durante reunião dos empresários do grupo Soliker Energia SA à governadora em exercício, Claudia Lelis, e aos secretários de Governo. A empresa que tem sede em Brasília anunciou que, neste primeiro momento, começam os estudos técnicos de viabilidade do projeto, mas já foi identificada a capacidade para instalação de cinco unidades de até 5 megawatts de energia distribuída, cada unidade custa cerca de R$ 20 milhões.

A governadora em exercício fez questão de destacar que o Governo do Estado vem realizando contatos com diversos empresários deste segmento, e que está empresa já estava há algum tempo estudando o Tocantins para investir.

“É uma satisfação enorme verificar que, após tantas reuniões que realizamos em Brasília e também na Espanha, quando o governador Marcelo Miranda esteve em visita oficial a sede da empresa, conseguimos viabilizar a instalação da empresa no Tocantins”, comemorou a governadora e reforçou que toda equipe de Governo está à disposição para contribuir com a instalação da empresa no Estado. “Queremos viabilizar o mais rápido possível a vinda destes investimentos para o Estado, e toda nossa equipe está pronta para contribuir”, reforçou Claudia. 

Segundo a diretora executiva da empresa, Gabriela Corté, o Tocantins já estava sendo estudado pela empresa por causa da sua capacidade de geração solar e sua localização estratégica e a proximidade com a sede da empresa que está em Brasília, além de valor de tarifas. “Cada unidade de investimentos está em torno de R$ 20 milhões, mas ainda depende do estudo de viabilidade técnica para que isso posso a acontecer”, ressaltou Gabriela, que adiantou que a empresa iniciará os estudos técnicos nos próximos dias, e a instalação da usina deverá acontecer até 2018.

Outro ponto destacado, pela empresária, para a escolha do Tocantins, foi o dos incentivos que o Governo oferece para este tipo de empresa, sendo que o Governo instituiu, em 2017, a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar (Pró-Solar).

A Lei nº 3.179/2017, que institui a política, traz os instrumentos e os objetivos da Pró-Solar, que tem como finalidade aproveitar o potencial do Tocantins e racionalizar o consumo de energia elétrica. São previstos investimentos que englobam o desenvolvimento tecnológico e a geração (fotovoltaica e fototérmica) para comercialização e autoconsumo nas áreas urbanas e rurais, pela iniciativa pública e privada, considerando o uso residencial, comunitário, comercial, industrial e agropecuário. Com o Pró-Solar, o Tocantins avança para ser um grande produtor e consumidor de energia solar, atraindo a implantação de indústrias do segmento.

Empresa

A Soliker Energia S.A. é uma empresa geradora de energia renovável e prestadora de serviços em projetos de soluções energéticas. É composta por uma equipe de profissionais brasileiros e europeus com mais de 15 anos de experiência no setor. Criado em 2012, com expertise trazida da Espanha, o Grupo Soliker desenvolveu parcerias estratégicas com grandes líderes mundiais, combinando tecnologias inovadoras e oferecendo, aos seus clientes, profundo conhecimento nas suas áreas de atuação.