Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem precisa cursar ou terminar o Ensino Médio, mas não dispõe de muito tempo livre para frequentar as aulas de forma regular tem uma nova oportunidade no Serviço Social da Indústria (SESI), em Palmas, por meio da nova Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso é oferecido na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e os encontros presenciais acontecem apenas uma vez por semana. Quem não tem acesso à internet pode utilizar a estrutura do Sesi (laboratório e unidade móvel) para acessar o conteúdo online. Os interessados em efetuar suas matrículas devem procurar a Unidade do Sesi (Quadra 104 Sul, Rua SE 05, Lote 02 (em frente à Praça dos Girassóis) levando o RG, CPF, comprovante de endereço e carteira de trabalho (para industriários).

O supervisor de educação do Sesi, Márcio Ferreira, ressalta que a Nova EJA usa uma metodologia diferenciada, o reconhecimento de saberes. “Esse processo é um tipo de certificação, que tenta alinhar toda a experiência de vida do aluno com as áreas de competência do curso, resultando em certificação parcial ou até total”, afirma Ferreira.

Poderão ser considerados conhecimentos adquiridos via Enem e em outros cursos e para isso, além da análise documental, prova escrita e entrevista. Traçado o perfil do aluno, é feita a adequação de seu conhecimento e grade curricular do curso. Para os alunos que não fizerem nenhum tipo de aproveitamento de disciplina o total do curso são 1200 horas aula para conclusão do ensino médio.

Os conteúdos serão trabalhados em quatro áreas de conhecimentos: Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática. Cada área será trabalhada de uma vez para garantir a organização da linha de estudo e um maior aproveitamento no aprendizado. O prazo do curso é de 18 meses, mas o tempo de conclusão depende da evolução de cada aluno.