Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Tocantins, atendendo requerimento do deputado estadual Paulo Mourão (PT), realiza no próximo dia 22, às 9h, no Plenário na Casa de Leis, sessão solene em homenagem ao “Dia Nacional da Consciência Negra”. A data é celebrada no dia 20 de novembro, dia da morte do líder dos quilombolas, "Zumbi dos Palmares”, que foi assassinado em 1965, e desde então a data marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil.

Durante a sessão, serão homenageadas pessoas ligadas aos movimentos sociais, além daqueles que desempenham relevantes trabalhos sociais e culturais, em prol da sociedade afrodescendente no Estado do Tocantins. Também haverá atrações artísticas.

Para o deputado Paulo Mourão, a sessão solene é um momento não só para homenagear, mas também para chamar a atenção da sociedade sobre a igualdade de direitos e respeito à diversidade.

“Assim como todos os dias do ano, o Dia da Nacional Consciência Negra é um importante momento para homenagens, como também para reforçar a luta contra o preconceito e refletir sobre a importância de implementar ações de valorização da formação da cultura negra na sociedade brasileira", observou. "Devemos acima de tudo promover avanços no que diz respeito à promoção de políticas públicas de amparo e pela inclusão social aos afrodescendentes”, completou o parlamentar.