Educação

Foto: Divulgação Seduc Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos de idade Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos de idade

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no domingo, dia 19 de novembro, em todo o País. No Tocantins, 23.887 pessoas se inscreveram para a avaliação que oportunizará a conclusão dos ensinos fundamental e médio direcionada a jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, no Tocantins, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) para oferecer a certificação dos participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

As provas serão aplicadas em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h. Serão abordadas questões de ciências naturais, história e geografia, para o ensino fundamental. Já para o ensino médio, as áreas serão ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

No turno vespertino, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, será a vez de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Os candidatos do ensino médio responderão questões de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

A Seduc orienta os participantes a tomarem conhecimento dos locais de prova, que já foram divulgados, através do portal do Inep. O gerente de Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Emerson Azevedo Soares, chama atenção dos candidatos. “É importante lembrar que as provas serão realizadas em conformidade com o horário de Brasília. Os candidatos devem se atentar à diferença de fuso horário para não perderem a hora”, disse.

No Estado do Tocantins, o exame acontecerá em 12 municípios: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.