Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os partidos políticos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil estão convidados para participar dos atos preparatórios para a realização da Eleição Suplementar em Itacajá, sede da 33ª Zona Eleitoral, no dia 3 de dezembro.

No edital nº 29/2017, publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (17/11), o  juiz eleitoral Marcelo Eliseu Rostirolla designa para a próxima quarta-feira (28/11), a partir das 9 horas, o início dos procedimentos de geração de mídias, preparação, carga, lacração e identificação das urnas eletrônicas de votação e de contingência. A solenidade acontecerá no cartório eleitoral da cidade, situado a Avenida Cícera Porto, s/n, centro.

No sábado, dia 2 de dezembro, a partir das 9 horas, também na sede do cartório eleitoral serão realizados os procedimentos de conferência visual dos dados de carga constantes das urnas para prevenção de possíveis falhas. A partir das 12 horas acontecerá audiência para oficialização do Sistema de Gerenciamento, com emissão do relatório Zerésima.

A convocação é um requisito utilizado pela Justiça Eleitoral para proporcionar a transparência e legitimidade do processo eleitoral, garantindo à sociedade a segurança no momento do voto.

Estatística

A Zona Eleitoral de Itacajá é composta pelos municípios de Centenário, Itapiratins, Recursolândia e Santa Maria do Tocantins, somando 14.377 eleitores aptos. Serão disponibilizadas 63 seções eleitorais, distribuídas em 13 locais de votação.

Plantão

O cartório eleitoral de Itacajá atende das 12 às 19 horas e estará em plantão aos fins de semana e feriados. Dúvidas sobre locais de votação, documentos, denúncias e dúvidas poderão ser consultadas na Ouvidoria Eleitoral, pelo 0800 646 800.

A eleição suplementar em Itacajá ocorre em virtude da decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 151-46.2016.6.27.0033, mantendo o indeferimento do registro de candidatura de Manoel de Souza Pinheiro ao cargo de prefeito, nas eleições de 2016.