Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediará o "Encontro das Águas" no próximo dia 27 para discutir a atual situação das águas no Tocantins. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), o início será às 8h com termino às 17h, e as atividades acontecerão no Cuica. A inscrição para participar - que contará com emissão de certificado de participação -, pode ser realizada pelo endereço eletrônico disponibilizado aqui.

Com problemas que causam impactos sérios nos recursos hídricos do Brasil e do Estado, o Encontro das Águas buscará soluções. O evento contará com a presença dos palestrantes Dr. Altair Sales Barbosa, especialista na questão dos impactos sobre as águas e de Vitor Rodrigues da Costa,  empresário rural, que discorrerá sobre o ponto de vista dos agricultores e produtores rurais. 

O pró-reitor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Raphael Sanzio Pimenta, relata que o principal problema que cerca o debate no evento é o questionamento do que aconteceu com os rios e córregos que estão secando.

Durante a manhã, acontecerão duas palestras dos convidados abordados. Logo em seguida, haverá mesa redonda, mediada pelo deputado estadual Paulo Mourão, com participação da plateia nas discussões e dúvidas sobre o conteúdo abordado. "Depois faremos um intervalo para continuar com as atividades da tarde. Nela, dividiremos a plateia em dois grandes grupos: um avaliará as ações imediatas que devem ser tratadas pelo Poder Estadual para tentarmos reverter esse problema da seca e o outro tentará propor pesquisas para médio e longo prazo que necessitam de financiamento, afim de resolver os problemas pautados", expõe o pró-reitor.

Para encerramento do evento, por volta das 16h, haverá as considerações finais das ideias alimentadas pelos dois grupos para redigir um documento com proposições e indicações de políticas públicas que devem ser adotadas em todas as esferas do Governo (Federal, Estadual e Municipal).