Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), participa na próxima segunda-feira, dia 27, do evento “Encontro das Águas”, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), cujo objetivo é debater soluções aos problemas da crise hídrica, enfrentados pelas bacias hidrográficas dos rios no estado do Tocantins.

O parlamentar participará como mediador de uma mesa redonda, com a participação do público, respondendo aos questionamentos e dúvidas a respeito dos assuntos abordados na ocasião.

Paulo Mourão considera de fundamental importância à contribuição que a universidade está dando com a realização do evento. Ele entende que o momento é oportuno para buscar soluções aos problemas da seca enfrentados pelos rios do Estado. “O Encontro das Águas é um importante seminário promovido pela Universidade Federal do Tocantins, que busca debater entre os profissionais, especialistas, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada os problemas da crise hídrica, enfrentados pelas bacias hidrográficas dos nossos rios, para juntos darmos a contribuição e apontarmos soluções com ações sustentáveis para promover a conservação ambiental de nossos rios e mananciais”, destacou.

O Encontro que acontecerá no auditório Cuica da UFT terá a participação do palestrante, pesquisador, professor e doutor, Altair Sales Barbosa,especialista no assunto dos impactos sobre as águas, membro da Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA), órgão colegiado criado no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, que tem por objetivo orientar o cumprimento da legislação referente à compensação ambiental, oriunda do licenciamento ambiental federal; e do presidente da Fundação da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), oempresário e produtor rural de Lagoa da Confusão, Vitor Rodrigues da Costa, que falará sobre o ponto de vista dos agricultores e produtores rurais, público carente de recursos hídricos para o trabalho e qualidade de vida.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Raphael Sanzio Pimenta, o evento ocorrerá durante todo o dia, com intervalo para almoço. “Pela manhã, acontecerão as palestras e, em seguida, a mesa redonda, mediada pelo deputado Paulo Mourão. Depois, faremos um intervalo para almoço,  e  retornamos às 14h para darmos continuidade com as atividades, onde dividiremos a plateia em dois grandes grupos: um avaliará as ações imediatas que devem ser tratadas pelo Poder Estadual para tentarmos reverter esse problema da seca; e o outro tentará propor pesquisas para médio e longo prazo que necessitam de financiamento, afim de resolver os problemas pautados", expõe o pró-reitor.

Ainda segundo Raphael, no encerramento do evento serão feitas as considerações finais das ideias alimentadas pelos dois grupos para redigir um documento com proposições e indicações de políticas públicas que devem ser adotadas em todas as esferas do Governo (Federal, Estadual e Municipal).

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://goo.gl/forms/PsxuAexW0KzUXb2B3.