Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar o produtor e trabalhador rural com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando o aumento da produção, da produtividade e da qualidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou nesta semana o curso trabalhador na Olericultura em Araguatins. 

A Olericultura é um dos ramos da horticultura que trata da produção e exploração de hortaliças, por exemplo, alface, cenoura, chuchu, repolho, tomate, couve, beterraba, dentre outros. Com o aumento da demanda por alimentos cada vez mais saudáveis, naturais e cultivados em sistemas de produção sustentáveis, as hortaliças têm ganhado espaço nas unidades familiares, principalmente. 

Para o instrutor Jeferson, muitos produtores e trabalhadores rurais gastam uma parte de sua renda na compra de alimentos para suas famílias, por isso justifica-se a implementação de hortas para produção de alimentos frescos e ricos em nutrientes. A produção destina-se ao consumo próprio e também a geração de excedente para comercialização possibilitando a redução da desnutrição, aumento da geração de trabalho, a ampliação de renda e a inclusão social.