Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Assembleia Legislativa do Tocantins, atendendo requerimento do deputado estadual Paulo Mourão (PT), realiza nesta quarta-feira, dia 22, às 9h, no Plenário na Casa de Leis, uma Sessão Solene em homenagem ao “Dia Nacional da Consciência Negra”. A data é celebrada no dia 20 de novembro, dia da morte do líder dos quilombolas, "Zumbi dos Palmares”, que foi assassinado em 1965, e desde então a data marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil.

Durante a sessão, serão homenageadas pessoas ligadas aos movimentos sociais, além daqueles que desempenham relevantes trabalhos sociais e culturais, em prol da sociedade afrodescendente no Estado do Tocantins. Também haverá atrações artísticas.

Para o deputado Paulo Mourão, a sessão solene é um momento não só para homenagear, mas também para chamar a atenção da sociedade sobre a igualdade de direitos e respeito à diversidade.

“Assim como todos os dias do ano, o Dia da Nacional Consciência Negra é um importante momento para homenagens, como também para reforçar a luta contra o preconceito e refletir sobre a importância de implementar ações de valorização da formação da cultura negra na sociedade brasileira", observou. "Devemos acima de tudo promover avanços no que diz respeito à promoção de políticas públicas de amparo e pela inclusão social aos afrodescendentes”, completou o parlamentar.