Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Charles Gomes

Foi aberto, na manhã dessa quinta-feira, 23, o Congresso Estadual de Políticas sobre Drogas na Contemporaneidade. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e contou com a presença do deputado Osires Damaso (PSC), bem como do governador Marcelo Miranda e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Durante a solenidade, Osmar Terra discorreu sobre os “Desafios do Cuidado em Abuso do Álcool e outras Drogas”, enfatizando que “a dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal” e criticou veementemente a defesa feita por alguns grupos para a liberação do consumo de drogas. O ministro também alertou para o desafio no combate ao abuso das drogas lícitas, como álcool, tabaco e remédios.

O presidente do Partido Social Cristão no Tocantins, Osires Damaso, concordou com o posicionamento e defendeu o desenvolvimento de políticas públicas para redução do consumo de drogas no país. “Fico feliz pelo posicionamento contrário à liberação do uso de determinadas drogas por entender que isso pode aumentar a significativamente a criminalidade, além de se tratar de uma questão de saúde pública”, colocou o deputado.

O evento faz parte da programação da 15ª Semana Estadual Sobre Drogas do Tocantins e tem por objetivo alinhar políticas de prevenção, tratamento, reinserção social e repressão às drogas em todo o Brasil