Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Na área de banho de sol, os presos participaram de uma palestra sobre câncer de próstata

Na área de banho de sol, os presos participaram de uma palestra sobre câncer de próstata Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos Na área de banho de sol, os presos participaram de uma palestra sobre câncer de próstata Na área de banho de sol, os presos participaram de uma palestra sobre câncer de próstata

Na manhã desta sexta-feira, 24, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), a Administração Penitenciária realizou a Operação Composto, que constituiu de forma de integrada todas as ações do Sistema Prisional, tais como manter a ordem e a disciplina, realizar, de forma intensiva procedimentos de triagem e acompanhamentos de presos com equipes multidisciplinares, garantindo à população carcerária seus deveres e também seus direitos. Uma equipe de engenharia e obras do Sistema Prisional também participou da operação realizando levantamento da atual conjuntura da estrutura predial da unidade, fazendo reparos.

Na área de banho de sol da CPPP, para os presos do Pavilhão A, foi realizada uma palestra sobre câncer de próstata pelo médico Paulo Farias, com foco na prevenção, em alusão ao Novembro Azul. Aos presos, o superintendente do Sistema Prisional, Renato Mendes, justificou a atividade, que aconteceu por meio de um dos viés de ressocialização mantido na unidade que preza pela assistência social e o direito à saúde. “Entendemos que o Sistema precisa de disciplina, mas também temos que garantir oportunidades”, disse.

Segundo o diretor de Políticas e Projetos do Sistema Prisional, Valcelir Borges, a ação visa também garantir maior proximidade com os detentos, por meio de atividades interativas. “Temos muitas coisas novas para desenvolver junto a vocês (presos), como o funcionamento, em breve, de uma panificadora e de uma fábrica de artefatos de concreto e muito mais palestras sobre saúde”, informou.

Pela operação também foram realizadas revistas em todas as celas do Pavilhão A, enquanto os presos participavam das atividades e pequenos reparos estruturais, com participação dos servidores da sede da Secretaria da Cidadania e Justiça, aproveitando que nesta sexta-feira ela esteve fechada para dedetização. Durantes as revistas foram encontrados nove aparelhos celulares, carregadores, pequenas chapas de ferro e chuchos.