Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Processo é última etapa da criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza

Processo é última etapa da criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Processo é última etapa da criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza Processo é última etapa da criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza

Nesta próxima quinta-feira, dia 30, acontece a última etapa do processo eleitoral de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Será realizada, em Gurupi, a posse dos novos membros do comitê e a eleição da mesa diretora do colegiado. A etapa ocorre no auditório da Câmara Municipal, a partir das 9 horas.

No último dia 23 foram realizadas as assembleias setoriais, encontros onde os representantes de usuários da água, sociedade civil organizada e poder público foram indicados para composição do comitê, de acordo com lista de habilitados publicada no diário Oficial do Estado do dia 07 de novembro.

O Comitê será composto da seguinte forma: 32 (trinta e dois) assentos, sendo 40% das vagas para sociedade civil, 30% para poder público e 30% das vagas para os usuários de água, além da divisão de representação dentro de cada segmento. Além da posse destes membros, será realizada nesta quinta a eleição da mesa diretora, onde serão escolhidos presidente, vice-presidente e secretaria executiva do comitê.

Participam da posse os prefeitos dos oitos municípios que fazem parte da bacia, o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabio Lelis, e o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, como Secretário Executivo do Conselho Estadual Recursos Hídricos (CERH).

Criado oficialmente durante a 8ª Semana da Água, que aconteceu em março deste ano, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza é o quinto colegiado desta natureza a ser instalado no Tocantins, somando aos comitês: do Lago de Palmas, do Rio Formoso; dos Rios Lontra e Corda e da Bacia Hidrográfica do Rio do Manuel Alves da Natividade. Um sexto comitê, que deve contemplar a bacia do rio Palma, encontra-se em fase de mobilização para criação.

Comitês

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados, integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, compostos por representantes do setor público, da sociedade civil e dos usuários de água, cujo objetivo é garantir a gestão participativa, integrada e descentralizada da água.