Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Educação como viga mestra para o desenvolvimento do Tocantins e empoderamento social foram as palavras de ordem do deputado estadual Paulo Mourão (PT) durante a apresentação da plataforma digital “O Tocantins e o Brasil que o Povo Quer” em Araguaína, na tarde deste sábado, 2. Pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Tocantins Mourão faz parte da comitiva da sigla, que neste fim de semana percorre municípios das regiões norte e central do Estado a fim estabelecer um canal de diálogo com a sociedade e estimular, através da participação democrática, a retomada do desenvolvimento do estado.

Nesta regional estiveram presentes representantes de nove municípios (Araguaina, Barra do Ouro, Campos Lindos, Darcinópolis, Goiatins, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá) o que para Paulo Mourão é importante para a construção do novo projeto político para o Estado, que tem como uma de suas principais metas a Educação. “Sem a Educação não vamos conseguir os avanços e combater as desigualdades sociais”, alertou o pré-candidato.

“O direito principal do cidadão e da cidadã é a educação e no Brasil temos um grande problema. Araguaína, por exemplo, é um dos polos econômicos mais produtivos do Tocantins. Em termos de economia ela é mais forte que a Capital, no entanto também é uma das referências da criminalidade no Brasil e aqui não temos política de governo federal e nem estadual a trabalhar, mas se nós tivermos uma política de educação fortalecida, estruturada, nós teremos um índice menor de criminalidade pois é a educação que faz o conjunto de todas as conquistas”, disse Mourão.

Na oportunidade ele justificou que a ideia do debate da caravana “O Tocantins e o Brasil que o Povo Quer” é justamente entender o que a população do Tocantins deseja. “Creio que o que o povo quer é felicidade e hoje vivemos um país onde as pessoas estão amarguradas, desesperançadas, desacreditando na política e o que precisamos fazer é um processo de fortalecimento da cidadania e assim garantir que o Tocantins retome o processo de desenvolvimento”, avaliou.

Ao fazer uma abordagem sobre o modelo de política do governo Fernando Henrique Cardoso, que na sua avaliação não foi de encontro à emancipação do povo brasileiro, Mourão avaliou que o governo Lula iniciou um processo de envolvimento da sociedade no desenvolvimento econômico inclusivo do país. “No governo Lula promoveu-se a inclusão do povo no desenvolvimento econômico. Comparando um ao outro [FHC e Lula] observamos que o Partido dos Trabalhadores, pela sua capacidade de discutir com a sociedade o caminho de desenvolvimento social, fez um governo diferente e assim promoveu a inclusão e a justiça”.

Neste sentido Paulo Mourão ressaltou que hoje o PT e os partidos que compreendem o processo democrático de desenvolvimento representam o único caminho para voltar a reconstruir um Brasil que que cresce na mesma ordem que toda a sua população também evolui, independente da classe social, por isso conclamou a todos os presentes a contribuir no levante da cidadania para que em 2018 a consciência cidadã opere a transformação em busca da resolução dos problemas da coletividade.

“A saída é o PT ter a capacidade de dialogar com quem nós pudermos envolver nesse processo, formarmos alianças e buscar mais parceiros com esse compromisso de reordenar o Estado, de reconstruir sonhos e esperanças e fazer o Tocantins um estado que garanta de forma plural a felicidade do nosso povo”, destacou Mourão ao lembrar a necessidade de levar a compreensão à sociedade que a única saída do Tocantins e do Brasil é derrotar os opressores e valorizar o compromisso de justiça que estado precisa conquistar.

Por isso o deputado chamou a todos os presentes que trabalhem em conjunto para estimular e envolver a juventude na discussão do Tocantins que o Povo Quer, para assim formar um projeto cidadão no Tocantins. “Assim teremos condições de derrotarmos de vez essa oligarquia e esse colonialismo político que tanto atrasa o nosso estado”, finalizou Mourão ao afirmar que o seu maior objetivo é ganhar as ruas do Tocantins em busca de fazer do Estado o grande orgulho e a felicidade do povo Tocantinense.  

Caravana

Além de Araguaína, a caravana “O Tocantins e o Brasil que o Povo Quer” passou por Augustinópolis na sexta-feira. Já no próximo fim de semana é a vez de Dianópolis (8/12), Gurupi (09/12) e Paraíso do Tocantins (10/12).

Os debates por um novo programa para o Tocantins e para o Brasil passam pelas cidades de forma presencial, envolvendo os diretórios do Partido dos Trabalhadores e a sociedade como um todo. Um corpo técnico de mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) acompanham as atividades e trabalham a consolidação de um relatório ao final da caminhada. A sociedade pode ainda dar sua opinião por meio da plataforma digital brasilqueopovoquer.org.br e assim contribuir para a elaboração de um plano estratégico de governo que atenda aos anseios reais da sociedade.