Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas

Na tarde desta terça-feira, 5, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), empossou Jonas Barros como novo presidente do Instituto de Previdência Social de Gurupi (GurupiPrev). O instituto estava sendo presidido por Gutierres Torquato, que agora segue como presidente do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu). 

Jonas Barros deixa a diretoria de Políticas Públicas do Município para assumir o novo desafio. “Agradeço a confiança do prefeito Laurez Moreira e recebo com muita satisfação essa missão que é administrar os recursos que garantem a aposentadoria dos funcionários efetivos, minha responsabilidade será grande e trabalharei sempre em prol do crescimento do nosso município”, afirmou Jonas.

Para o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, Jonas Barros dará continuidade ao trabalho positivo que está sendo desenvolvido no GurupiPrev na sua gestão. Laurez lembrou ainda que ao assumir em 2013, o Instituto tinha apenas R$ 13 milhões em caixa e hoje o órgão conta com cerca de R$ 65 milhões em recursos financeiros.

“Não tenho dúvidas da competência do Jonas para fazer do nosso Instituto Previdenciário um exemplo para o Tocantins e Brasil, aplicando bem o dinheiro público com seriedade e respeito e entregando para o povo e nossos servidores um serviço de qualidade”, disse o Prefeito.

A solenidade de posse foi bem prestigiada pelo prefeito de Formoso do Araguaia, Wagner da Gráfica, por secretários municipais e vereadores de Gurupi, familiares e amigos de Jonas Barros.

Perfil

O novo presidente do GurupiPrev, Antônio Jonas Pinheiro Barros, é natural de Dueré e morador de Gurupi desde os seus cinco anos de idade. Sua família foi pioneira de Gurupi chegando no município em 1954. Filho de Neuton Coutinho Barros e Maria Pinheiro Barros, Jonas Barros tem sete irmãos e é pai de três filhos, são eles: Enzo da Silva Barros, Maria Antônia da Silva Barros e Emmanuel da Silva Barros.

Formado em direito pela PUC de Goiânia (GO), Jonas Barros foi chefe de gabinete na Prefeitura de Gurupi, nas gestões dos ex-prefeitos João Cruz e Raimundo Aimar. Também foi chefe de gabinete do ex-deputado João Cruz na Assembleia Legislativa do Goiás e chefe de gabinete do ex-deputado Igue do Vale na Assembleia Legislativa do Tocantins. Foi diretor administrativo na Companhia de Obras de Pavimentação de Gurupi (COMOP).

Jonas Barros foi ainda assessor político na Secretaria do interior do Governo do Tocantins. Foi também assessor do ex-deputado federal Eduardo Gomes. Já foi diretor de meio ambiente de Gurupi e vereador em Gurupi por dois mandatos, sendo presidente da Câmara Municipal por três mandatos consecutivos. Atuou também como diretor de políticas públicas de Gurupi.