Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Benhur de Souza

Foto: Benhur de Souza

Os deputados derrubaram na tarde dessa terça-feira, 5, dois vetos do Governo do Estado a projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa. As matérias concedem meia passagem a estudantes em transporte coletivo e/ou convencionais intermunicipais, e obrigam certos estabelecimentos e dispor de aparelho desfibrilador cardíaco.

Apresentado pelo presidente da AL, deputado Mauro Carlesse (PHS), o projeto que concede a meia passagem a estudantes especifica que o benefício se aplica apenas aos dias letivos, e no trajeto da escola para a casa, ou da escola para o trabalho. Caberá à empresa definir mais critérios de seleção à isenção.

O outro projeto é de autoria da deputada Luana Ribeiro (PDT) e torna obrigatória a presença do aparelho desfibrilador em locais onde se aglomerem pessoas em número igual ou superior a 1.500 por dia, como rodoviárias, aeroportos, shoppings centers, hotéis, hipermercados e universidades.

Ainda na ordem do dia de terça foi aprovado em segundo turno o projeto de lei complementar que revisa a remuneração dos cargos comissionados da Defensoria Pública do Estado. A instituição aplicou o índice de 3,98% no reajuste e calculou em 0,0046% da receita corrente líquida o impacto da medida, que chamou de ínfimo.

Igeprev

No expediente da mesma sessão, o Executivo solicitou, e o presidente da Assembleia atendeu, a retirada de pauta do projeto sobre a renegociação da dívida do Poder Executivo com o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev).

O Governo alegou “necessidade de reexaminar a oportunidade e conveniência administrativa” da matéria, mas, para o deputado José Augusto Pugliese (sem partido), a retirada de pauta é uma consequência direta da audiência pública realizada na semana passada pela Assembleia Legislativa na qual o assunto foi discutido. (AL/TO)