Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PM/TO Comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva entrega premiação Comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva entrega premiação

Mais de 900 crianças de diversas escolas da Capital participaram na tarde desta quarta-feira, 06, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na Escola de Tempo Integral Padre Josimo. A certificação dos alunos do 5º ano foi acompanhada por pais, professores e autoridades e foi prestigiada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Edvan de Jesus Silva.

Em 15 anos de atuação no Estado do Tocantins, o Proerd já atendeu quase 400 mil crianças e as formaturas seguem até o próximo dia 15 em diversas unidades. A gestora da Escola Olga Benário, Janeides Gaspar, ressalta que, como mãe e educadora, vê o Proerd como uma ferramenta imprescindível na orientação às crianças sobre as drogas e seus malefícios.

“Nesse ambiente hostil que hoje a sociedade vive, as crianças estão vulneráveis. Então o espaço escolar é adequado para que se possa ensinar as crianças sobre o não uso das drogas e quais são as lícitas e ilícitas. Então esse programa vem acrescentar muito à educação delas.”

O pai da pequena Julia Machado Coelho, de 10 anos, o funcionário público Luiz Machado Coelho, estava muito empolgado na formatura, pois a filha foi uma das alunas destaques com a redação apresentada sobre o que aprendeu com o Proerd. “Ela ficou absolutamente feliz com o curso. O Proerd ajuda muito a orientar desde criança [sobre a prevenção contra as drogas], uma coisa que a gente já faz lá em casa. Então contar com a ajuda da Polícia Militar com esse programa é muito importante”, ressaltou Coelho sobre a importância do programa para o desenvolvimento saudável das crianças.  

Participação dos pais

O coronel Edvan de Jesus destacou o foco da PM na conscientização dos pais para orientar os filhos e apoiar o projeto para que os objetivos sejam atingidos. “É muito importante para a Polícia Militar participar de um momento tão importante como esse, onde estamos quase alcançando quase 400 mil crianças atendidas. Esse é o maior programa de prevenção às drogas do Brasil e é uma ação que depende da união de esforços da polícia, da escola e principalmente da família. Por isso estamos sempre incentivando os pais para estarem acompanhando os seus filhos para que possam junto com a Polícia Militar garantir o futuro das nossas crianças, para que elas possam sonhar e alcançar os seus objetivos”, pontuou o comandante geral da PM.

Conforme o cronograma, na próxima quarta-feira, 13, mais de 1.700 alunos receberão o certificado do Proerd em solenidade que acontecerá no Ginásio Ayrton Sena, em Taquaralto.