Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro

Destaque tocantinense na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o estudante Raul Pereira Carvalho irá representar o Estado na Jornada Espacial, realizada em São José dos Campos – SP. Raul é estudante da 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, e se destacou na competição, ao lado de outros alunos do Tocantins que também irão participar do evento no interior de São Paulo.

Em 2017, a OBA contou com cerca de 800 mil estudantes inscritos em todo o Brasil e classificou os alunos mais bem colocados para as Olimpíadas Internacional e Latino-Americana de Astrofísica e Astronáutica em 2018. Os alunos-destaque na Olimpíada Brasileira concorreram a vagas na Jornada Espacial.

Em São José dos Campos, os estudantes classificados irão participar de um programa de imersão com especialistas na área espacial. Entre os dias 10 e 16 de dezembro, Raul, juntamente com os demais destaques na OBA, irá participar de palestras com profissionais de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Aeronáutica (ITA) e demais entidades ligadas ao setor aeroespacial brasileiro.

Para o aluno, a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho e a tecnologia implementada nessas instituições é a realização de um sonho. “Vai ser a realização de um sonho que tenho desde criança e que vou poder realizar ao conhecer tudo isso mais de perto, durante essa viagem. Creio que vai ser muito bom poder adquirir todo esse conhecimento e poder compartilhar minhas experiências também”, destacou.

Raul já foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em Palmas. Para ele, a experiência com a Jornada Espacial servirá para definir ainda mais o que ele espera do futuro. “O Brasil tem a 3ª maior indústria aeroespacial do mundo. Vou fazer o curso de Engenharia Elétrica e pretendo fazer um mestrado no ITA na área de engenharia aeroespacial. Pretendo trabalhar construindo aeronaves”, disse, com uma certeza de dar inveja a muita gente grande.