Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

No Tocantins, 266 pessoas farão o Enem PPL em 29 unidades prisionais

No Tocantins, 266 pessoas farão o Enem PPL em 29 unidades prisionais Foto: Nara Moura

Foto: Nara Moura No Tocantins, 266 pessoas farão o Enem PPL em 29 unidades prisionais No Tocantins, 266 pessoas farão o Enem PPL em 29 unidades prisionais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) acontece nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, em todo o País, nas unidades prisionais e socioeducativas. No Tocantins, 266 inscritos em 29 unidades prisionais e 21 adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas em três unidades do Estado realizarão as provas. O objetivo é proporcionar acesso às políticas educacionais, aos programas sociais do Governo Federal, bem como promover educação de qualidade para todos.

No mês de novembro e ainda nesta primeira semana de dezembro, professores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que trabalham nas unidades prisionais e socioeducativas reforçaram a preparação dos inscritos, com intensivões para promover a aprendizagem dos alunos e o bom desempenho no Exame.

As provas serão aplicadas dentro das próprias unidades, por equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que executa a avaliação, com o apoio dos servidores da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) e Seduc. A aplicação do Enem PPL, regulamentada conforme edital, terá início às 12h30 no Tocantins.

O exame será constituído de uma redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do Exame, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. A prova deve ser finalizada até às 17h30. Já no segundo dia de aplicação, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Enem PLL

Os resultados do Enem 2017 PPL deverão ainda possibilitar utilização dos resultados individuais como mecanismo para a continuidade de sua formação e inserção no mercado de trabalho, a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio e para acesso à educação superior.

No Brasil, o Exame será aplicado em 1.078 unidades prisionais de 577 municípios brasileiros. Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 31.765 inscrições para o Enem PPL. A prova tem grau de dificuldade equivalente ao do Enem regular, realizado em 5 e 12 de novembro.

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço: http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.