Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos FiIho

Foto: Marcos FiIho

Mais de 30 expositores participarão da 2ª Feira do Trabalho de Araguaína, que ocorrerá nos dias 14 e 15, das 15 às 20 horas, na Praça das Bandeiras, no Centro. Artesãos de cinco bairros da cidade colocarão à disposição tapetes, bordados à mão, produtos de biscuit, pães, bombons e trufas, bonecas decorativas e presentes natalinos com preços que variam de R$ 1 a R$ 100, confeccionados a partir de cursos gratuitos realizados pela Prefeitura.   

A exposição tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Durante a feira, os valores arrecadados são destinados para os próprios expositores que são dos bairros Céu Azul, Parque Bom Viver, Costa Esmeralda e Setor Barros.

O evento contará com apresentações culturais, com o palco à disposição de artistas regionais que queiram mostrar seu trabalho. A feira também oferecerá informações sobre o empreendedorismo local, com o Apoio da Sala do Empreendedor e sobre o Programa Microempreendedor individual (MEI), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de inscrições para cursos profissionalizantes do Programa Acessuas Trabalho.

Feira sustentável

A Feira do Trabalho utiliza um layout de apresentação sustentável, com o reaproveitamento de materiais recicláveis, com bobinas, paletes e caixotes de madeira, sempre priorizando mecanismo inovadores de empreendedorismo.

O evento busca integrar novos meios de comercialização e apresentação dos produtos ofertados, que além da Feira do Trabalho, utiliza as redes sociais como ferramentas de divulgação, desmistificando tabus e dificuldades do acesso à internet enfrentados pelos artesãos.

Sucesso

A 1ª Feira do Trabalho ocorreu em setembro, no Parque Cimba. Os expositores eram dos setores Xixebal, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Vila Azul, Céu Azul e Barra da Grota. O sucesso do evento foi tão grande junto aos expositores que será realizado periodicamente.

O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação