Polí­cia

Foto: Carlos Magno

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins comemora nesta quinta-feira, 14 de dezembro, 25 anos de história. No dia 14 de dezembro em 1992, nascia no berço da Polícia Militar (PM), a primeira Companhia de Bombeiros do Tocantins. A casa foi preparada para receber no ano seguinte, a primeira turma com formação mista de técnica da PM e de combatentes do fogo.

Com recursos escassos e estruturas adaptadas para o funcionamento das unidades operacionais, os serviços de bombeiro eram realizados literalmente sob à égide do lema “mesmo com o sacrifício da própria vida".

Porém, três importantes ocorrências foram cruciais para mudança de pensamento e tomada de atitude. A queda de um ônibus no rio Tocantins em Miracema que culminou na morte de uma criança, o que mais tarde veio à aquisição dos mais sofisticados aparelhos autônomos de mergulho da época. O incêndio em barracões da madeira e lona na antiga vila união e o incêndio numa loja de materiais de construção foram determinantes para a compra de viaturas sofisticadas e equipamentos de combate a incêndio.

No dia 03 de abril de 2006 o tão sonhado dia chegou, a emancipação da polícia militar. Com o desmembramento, o CBMTO passou a ser oficialmente uma corporação independente e autônoma.

“Hoje, 14 de dezembro de 2017 fazemos uma pausa para relembrar os 25 anos de história. Parabéns à sociedade e parabéns aos membros dessa gloriosa instituição que carrega o nobre lema: vidas alheias e riquezas salvar”, destacou o comandante geral da Corporação, coronel Dodsley Yuri Tenório.

Por: Redação

Tags: Corpo de Bombeiros, Polícia