Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Abdon Barbosa

"Foi simplesmente de arrepiar, nunca havia gritado tanto numa disputa de competição". Foi o que contou Adriana Bento, aluna da Escola Municipal Manoel Lira na final do futsal. A escola teve nas disputas pelo primeiro lugar vencendo três modalidades de queimada, futsal, handebol e basquete, que aconteceram na manhã desta quarta-feira 13, na Escola Municipal José Ferreira Barros, no Setor Urbano.

A Escola Manoel Lira foi campeã no futsal sub-12 masculino, no basquete masculino e na queimada Sub-10 feminino. Para a diretora da unidade, Silvandira Cruz, o resultado é fruto do compromisso que a equipe tem com o esporte na escola. "Estamos todos muito felizes, não só pelas conquistas dos nossos alunos, mas principalmente pelo jogo leal, amigo e competitivo que eles apresentaram durante os jogos".

Oportunidades

Outra escola que se destacou na competição foi a Tereza Hilário Ribeiro, chegando também a três finais. A escola foi vice-campeã no futsal masculino sub-10, vice no basquete e vice na queimada. Até o ano passado, a unidade não tinha quadra em condições de praticar o esporte.

"Quando a Prefeitura nos entregou nossa quadra toda reformada e linda como ela é hoje, tinha certeza que nossos atletas iam fazer bonito nos jogos futuros, e hoje estamos felizes com nosso resultado", destacou a diretora, Maria Aparecidas Lopes.

Finais

Mais de 500 atletas entre 10 e 12 anos matriculados na Rede Municipal de Ensino participaram das disputas finais da 3ª Edição dos Jogos da Integração Escolar. As semifinais começaram no dia 11, com a realização de 12 jogos.

As equipes vencedoras receberam troféus e medalhas. Ainda durante a premiação, a organização sorteou uma chuteira e um mochila entre as escolas. "Temos a certeza de ter realizado a melhor competição de todas, este ano a motivação dos alunos foi além do esperado, esperamos que no próximo ano possamos incluir novas modalidades nos jogos", disse a coordenadora dos jogos, Jaciene Duarte.

Ao longo da competição cerca de 1800 alunos de 25 escolas estiveram envolvidos nas disputas.

Incentivo ao esporte

O objetivo da Prefeitura com a realização dos Jogos da Integração Escolar é desenvolver o intercâmbio esportivo e ou recreativo entre escolas municipais, envolvendo professores, pais e escolares. Os jogos enfatizam o caráter educativo, resultante das atividades desenvolvidas na comunidade escolar, valorizando a cultura corporal de movimento. 

Resultado 

Escola Manoel Lira - campeã futsal sub-12, basquete e queimada sub-10;

Escola José Ferreira Barros - campeã handebol feminino e vice-campeão no handebol masculino;

Escola Aurélio Buarque de Holanda - campeã futsal masculino sub-10;

Escola Joaquim Carlos Sabino - campeã handebol masculino;

Escola Tereza Hilário Ribeiro – vice-campeã futsal masculino sub-10, vice basquete masculino e vice queimada sub-10;

Escola São Vicente de Paulo – vice-campeã queimada sub-12;

Escola Francisco Bueno de Freitas - campeã queimada sub-12;

Escola São Domingos – vice-campeã futsal masculino sub-10;

Escola Luiz Gonzaga - campeã basquete feminino e vice-campeã handebol feminino;

Escola Léa Raquel – vice-campeã basquete feminino.