Economia

Foto: Divulgação

A pesquisa Expectativa de Consumo para o Natal, realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins, mostrou que a maioria dos entrevistados em Palmas, Araguaína e Gurupi pretendem comprar os presentes natalinos nas lojas do comércio de rua. A pesquisa foi realizada no mês de novembro, com cerca de 1200 pessoas.

Além do comércio de rua, foram apontadas as seguintes opções: shopping, internet, camelô, supermercados e feiras. A análise completa está disponível no endereço www.institutofecomercioto.com.br/pesquisas. Também nos três municípios pesquisados, houve unanimidade na escolha da quantidade: no máximo dois presentes.

Os três itens mais procurados para as compras natalinas são as peças de vestuário, brinquedos e calçados. A pesquisa aponta, ainda, interesse na compra de joias, celulares e eletrônicos, móveis e até materiais de construção. Entre as três cidades, Araguaína foi a que apresentou a maior intenção de compras, com 82,1% dos entrevistados, seguida de Gurupi, com 44,4% e Palmas, com 27,1%.

Já os itens considerados decisivos no momento da compra foram diferentes para cada cidade. Em Palmas, a maioria dos entrevistados (33%) deram destaque ao atendimento. Em Gurupi, 42,7% afirmaram que o desconto no preço é essencial, já para os araguainenses (25,8%) são as promoções que influenciam na hora de escolher o presente ideal. O ticket médio este ano não deve ultrapassar os R$ 150,00 e o dinheiro deve ser a forma de pagamento preferida para os presentes deste Natal.

Turismo

As viagens têm ganhado cada vez mais espaço no orçamento dos tocantinenses. Para esta data comemorativa, 51,7% dos palmenses, 39,1% dos gurupienses e 38% dos araguainenses pretendem pegar a estrada. Nas três cidades, a maioria dos consumidores deseja viajar para outros estados.

Por: Redação

Tags: Fecomércio