Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

A equipe da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Beira Rio, localizada em Luzimangues, encerra o ano letivo comemorando os avanços na aprendizagem e no êxito do planejamento das ações pedagógicas. Com um planejamento financeiro eficiente, a escola conseguiu economizar recursos da Gestão Compartilhada, reestruturou o laboratório de informática e conseguiu climatizar seis salas de aula.

A diretora Luzeni Lourenço de Araújo Correia explicou que a escola investiu R$ 50 mil na revitalização do laboratório, instalou 20 notebooks com internet, adquiriu aparelhos de ar-condicionado, aparelhos de som com microfones para sala de aulas e aparelhos de som exclusivos para reuniões e eventos.

O laboratório já está sendo utilizado pelos professores e alunos. O agendamento de horário é solicitado junto à Coordenação Pedagógica.

Visando melhorar o conforto das salas de aulas, a equipe gestora optou por instalar, inicialmente, em seis salas de aulas, aparelhos climatizadores de ambientes. Luzeni frisou que na escolha pelos climatizadores foi considerado o gasto menor com energia. “Esses aparelhos foram instalados em agosto e percebemos a diferença no ambiente escolar. Em salas climatizadas os alunos sentem mais conforto para estudar”, contou. A proposta é continuar com o projeto em 2018 e instalar climatizadores em outras seis salas de aula.

O professor de Geografia, Quenidi Tadeu Bonatti, falou sobre as conquistas da escola. “Contar com um laboratório é excelente para as nossas aulas. O estudo de Geografia requer a observação de muitas imagens, gráficos, poderemos explorar vídeos e melhorar a compreenderão dos alunos sobre os conteúdos que estamos estudando”, frisou.

A estudante Ielma Miranda Linda, 16 anos, aluna da 1ª série do ensino médio, aposta nas novas aulas. “Com a dinâmica da internet, nossas aulas ficarão mais interessantes”, destacou.

O estudante Ricardo Ribeiro de Sousa, 16 anos, também aluno da 1ª série do ensino médio, frisou que antes, quando queria fazer uma pesquisa, tinha que procurar uma lan house. “Agora ficou mais fácil realizar as pesquisas e passamos a ter mais incentivo para estudar”, comentou.

A escola conta com 1.143 alunos e oferta o ensino fundamental do 6º ao 9º ano e ensino médio. Parte dos alunos é proveniente da zona rural e utiliza o transporte coletivo.

A diretora Luzeni está na escola desde 2011 e disse que está encerrando o ano letivo comemorando os avanços. “Os professores e coordenadores pedagógicos aderiram a Proposta Pedagógica da Seduc, realizamos o realinhamento, a reenturmação e percebemos que os nossos alunos estão aprendendo mais. Foi um ano muito produtivo”, finalizou.