Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), alerta os produtores rurais, proprietários de bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade, que ainda não vacinaram estes animais contra a brucelose, para ficarem atentos ao fim do prazo da segunda etapa de vacinação que encerra no dia 31 deste mês. O produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração e a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro explicou que após a vacinação das bovídeas, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacinação, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. O prazo para declaração é até o dia 10 de janeiro.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou que o controle da brucelose no Tocantins vem ganhando cada vez mais a adesão dos produtores rurais. “Na primeira etapa da campanha este ano registramos o maior índice vacinal contra a brucelose da história no Tocantins, com 96,26% de animais vacinados, e isso, se deve, graças ao esforço do Governo do Estado por meio da Adapec e dos produtores rurais que estão cada vez mais conscientes que devemos controlar esta zoonose”, pontuou o presidente.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória, por isso, queremos chamar a atenção dos nossos produtores no Tocantins, as bovídeas entre 3 e 8 meses devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19.

Carolina Silveira relembrou que a vacinação contra a doença é obrigatória e que as bovídeas entre 3 e 8 meses devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19. “É importante também pontuar que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Agência”, disse Carolina.

Dados

Na primeira etapa da campanha foram vacinadas 492.267 bovinas e 312 bubalinas.