Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 5ª Delegacia de Palmas, efetuou, na tarde desta quarta-feira, 20, a prisão de Reginaldo R. F., seu irmão, Milson G. R. F., Rubens A. da C. e Manoel V. L. F. Eles são suspeitos da prática do crime de abigeato, que é o furto de gado, e foram capturados, em flagrante, no momento em transportavam um animal já abatido, próximo ao Setor Morada do Sol, região sul da Capital.

Conforme o delegado Rodrigo Santili do Vale, responsável pelo caso, por volta das 9h30 a equipe da 5ª DPC recebeu a informação de que uma vaca teria sido abatida e estava sendo esquartejada, no setor acima mencionado. Dessa maneira, os policiais civis foram até o local e lá encontraram os quatro indivíduos descarnando o animal.

Os agentes então perguntaram aos suspeitos sobre a procedência do bovino e sobre a localização do couro do animal. Neste momento, os homens apresentaram versões diferentes, o que levantou a suspeita da origem duvidosa sobre a propriedade do gado abatido.

Desse modo, os policiais foram até o local onde teria ocorrido o abate. Após andar pelo mato por, aproximadamente, 3 km, os agentes localizaram a cabeça, os pés e a barrigada do bovino. Na casa de dois dos suspeitos foram localizadas e apreendidas duas espingardas e, em uma residência abandonada, ainda no mato, foram localizados um machado e uma faca, utilizados para a prática do crime.

Ainda de acordo com o delegado, a equipe da 5ª DPC já investigava, há vários meses, diversas ocorrências de abigeato e de roubo de gado ocorridas na região do projeto São João, em Taquaralto. Além das armas, também foram apreendidos três veículos, sendo duas motocicletas e um Fiat uno, utilizados para o transporte dos suspeitos e do produto do roubo.

Diante dos fatos, o delegado de plantão na Central de Atendimento Sul, Rodrigo Santili do Vale, determinou a prisão em flagrante dos suspeitos pela prática do crime de abigeato, formação de organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo. Após os procedimentos legais, cabíveis, Reginaldo, Milson, Manoel e Rubens foram encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.