Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro Professores e coordenadores pedagógicos preparam o plano de aula para 2018 Professores e coordenadores pedagógicos preparam o plano de aula para 2018

Começou nesta terça-feira, 16, nas 515 escolas estaduais, a semana de planejamento do ano letivo, que está sendo elaborado por todos os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Durante os quatros dias, os educadores vão discutir e planejar o Calendário Letivo de 2018, estudo do Guia de Orientações Pedagógicas, apresentação do Documento Referência para a elaboração dos planos de ensino e estudos dos conteúdos previstos para 2018.

No Centro de Ensino Médio Taquaralto, a reunião começou com momento devocional e acolhida a todos os servidores da escola. Na ocasião, o gestor Adolfo Bezerra de Menezes, recebeu a superintendente de Desenvolvimento da Educação, Jucylene Maria de Castro Borba Dias; a diretora de Educação, Joana dos Reis Neres Gomes e a coordenadora da Diversidade, Tereza Luíza Dias Wanderley Nunes.

Novidades para 2018

O diretor Adolfo explicou que por sugestão dos professores, este ano, a escola vai elaborar o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para os estudantes da 1ª série do ensino médio, de modo que eles tenham conhecimento sobre a prova e a forma de aplicação.

A professora Jucylene explicou sobre a necessidade da escola preparar um acolhimento para os alunos, pais e responsáveis, no início do ano letivo. “Desta forma, eles se sentirão importantes e também responsáveis pela escola. Durante essa semana de trabalho, a unidade escolar irá preparar a avaliação diagnóstica e definir o planejamento para todo o ano letivo 2018”, esclareceu.

No Cem Taquaralto, os professores Francielle Domingos, de Biologia, Alcina Maria de Oliveira, de Língua Portuguesa e Willian Vieira de Oliveira, de Matemática, falaram das expectativas para o ano letivo.

“Sempre planejamos nossas atividades para que os alunos tenham sucesso na aprendizagem”, frisou Francielle. A professora Alcina contou que todos os anos, renova-se o sentimento de querer fazer sempre o melhor do que o ano anterior.

O professor Willian frisou o papel da família na escola, acompanhando o desenvolvimento dos alunos. Segundo os professores, quando os pais estão mais presentes na escola, os filhos têm um melhor desenvolvimento. “Percebemos que os jovens estão em busca de espaços para o diálogo, que mesmo inseridos nas redes sociais, estão com um sentimento de solidão. Esse diálogo não ocorre na família e não ocorre nos espaços sociais”, frisou. A compreensão sobre a forma de pensar e de viver da juventude faz parte do processo educativo. “Muitas vezes exercemos o papel de psicólogo ouvindo e aconselhando os alunos”, completou a professora Alcina.

Escola passa por pequenas reformas

O diretor Adolfo mostrou que nesse período de férias aproveitou para reformar parte de janelas, que estavam enferrujadas, reformou e está montando o laboratório de Matemática e o de ciências Química e Física. A escola adquiriu um microscópio digital USB que será ligado a uma TV de 42 polegadas, que ampliará a compreensão dos assuntos estudados em sala de aula.

Nas pequenas obras de melhoria da escola, foram colocadas cerâmicas nas paredes das salas de aulas, foram reformadas as portas dos banheiros e pintadas algumas paredes visando melhorar cada vez mais o ambiente escolar.

Escola Liberdade

Na Escola Estadual Liberdade, que conta com 900 alunos matriculados, a semana de planejamento começou com momentos de motivação. A gestora Maria Nazaré Rodrigues enfatizou a necessidade de se ter um padrão no trabalho. “A nossa sugestão é que todos compreendam a função um do outro. Temos o trabalho burocrático, o pedagógico e o de acompanhamento, e para que as metas que estamos planejando sejam alcançadas precisamos trabalhar em conjunto.”, ressaltou.

Maria Nazaré enfatizou que todos os servidores da escola devem procurar estudar sempre, para inovar e superar desafios. A gestora também falou do acolhimento que a escola está preparando para os alunos e pais.

As coordenadoras pedagógicas Eva Maria Bezerra do Carmo, Regina Célia Gomes Botelho e Silvana Maria Ferreira Bulhões Costa falaram que estão muito confiantes com o trabalho que está sendo planejado para 2018. Cada uma, acompanha as aulas durante um turno. “Nos encontramos, todos os dias, no período da tarde, para socializar nossos desafios, planejar ações, trocar ideias e promover o trabalho coletivo”, contou Silvana Bulhões.

Na rede Estadual, o ano letivo iniciará no dia 22 de janeiro. Nos dias 24 e 25 já está marcada a realização da avaliação diagnóstica e 1º Simulado do ENEM. E no dia 2 de fevereiro, está agendado o planejamento pedagógico.