Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Rejane Nunes

A Supervisão da Área de Proteção Ambiental do Jalapão - APA do Jalapão registrou nesta última quarta-feira, 17, a conclusão da instalação das quatro primeiras placas de identificação em propriedades de famílias agroextrativistas da Rede Jalapão.

Com apoio do Projeto Cerrado-Jalapão e recursos da Cooperação Técnica Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - GIZ, o objetivo da iniciativa é colaborar com a divulgação dos produtos artesanais e facilitar aos visitantes a localização das que produzem produtos a partir do jatobá, do pequi, do buriti e demais produtos nativos do cerrado local.

Além das placas, foram confeccionados folders e banners com informações sobre os produtos e o projeto, encerrando em dezembro de 2017, a agenda de ações empreendedoras para o apoio ao desenvolvimento econômico das famílias da Rede Jalapão.

A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, esclarece que essas primeiras famílias beneficiadas são residentes na Área de Proteção Ambiental entorno do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). "Nessa área temos famílias nos municípios de Mateiros, São Félix, Novo Acordo e Ponte Alta. A Rede Jalapao é composta por famílias agroextrativistas, instituições parceiras, colaboradores, comunidades com interesses voltados para a conservação do Cerrado e que buscam, ao mesmo tempo, alternativas de melhoria da qualidade de vida para os moradores rurais da região", enfatizou.

A instalação das placas foi realizada do dia 3 a 7 de janeiro, com investimento de R$ 5mil reais em recursos da GIZ. Ainda de acordo com a supervisora Rejane Nunes, além do trabalho realizado em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a equipe do Parque do Jalapão, outras filiais estão sendo capacitadas para serem inseridas na Rede Jalapão. Em dezembro, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) foram treinadas dez famílias de diversas comunidades.

No processo de capacitação, as famílias recebem treinamento de técnicas de processamento de frutos do cerrado, assepsia, embalagens, gestão financeira, entre outras informações. O seu Zé Mininim é um dos produtores de farinha de jatobá, pioneiro na formação da Rede Jalapão, que vem se tornando conhecido com a apresentação de seu produto aos visitantes e em eventos da Rede Jalapão.