Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

Termina na sexta-feira, 19, o prazo para realização de matrículas para alunos novatos nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Araguaína. Para efetuar a matrícula, os pais precisam ir até a secretaria da unidade de ensino no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, com os documentos necessários. Até o momento, 70% das 6.500 novas vagas disponibilizadas já foram preenchidas.

São 2.400 vagas para alunos na Educação Infantil, 2.200 para alunos do Ensino Fundamental, 900 para alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e 1.000 vagas para a Reciclarte - Escola de Artes.

“A Educação é prioridade no Governo Municipal desde o início do nosso trabalho. Nós investimos anualmente 40% do orçamento municipal para ter uma estrutura de qualidade e melhor retorno de educação para o Município”, disse o superintende da Educação, Railon Borges.

A Rede Municipal possui 30 creches e 35 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural, todas com salas de aula climatizadas, além da primeira escola de artes pública do Estado. A previsão da Prefeitura para este ano é entregar até meados do mês de fevereiro mais uma creche, com capacidade para 450 crianças, no Setor Nova Araguaína, e uma escola com capacidade para 400 alunos, no Setor Monte Sinai.

Escola de Artes

As matrículas dos alunos para a Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino ocorrerão também vão até o dia 19. Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à sede da Escola de Artes, localizada à na Rua Sabiá, s/n, no Setor Maracanã, portando os documentos pessoais.

Das mil vagas oferecidas, 600 serão destinadas a pessoas que tenham baixa renda, alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, além de catadores e seus filhos.  As outras 400 vagas serão para pessoas que tenham talento nas artes, como dança, música, teatro, artes visuais e artesanato.

Investimentos

Ao longo de cinco anos, a Prefeitura vem investindo cerca de 40% do orçamento do Município na Educação e dobrou o número de vagas, de 12 para 24 mil. Foram investidos mais de R$ 24,5 milhões, entre recursos federais e municipais, construindo e ampliando creches e escolas.

Documentação

Para realizar a matrícula, os pais precisam levar os documentos de acordo com o nível do estudante. Para a Educação Infantil são necessários: cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do documento de Identidade (RG); atestado ou Carteira de Saúde em que conste que a criança está em dia com a vacinação; comprovante de residência; declaração de trabalho da mãe e/ou responsável; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); 1 foto 3x4; declaração e/ou histórico escolar (para alunos a serem matriculados no 1° e 2° período); ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo;  cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.

Para o Ensino Fundamental: cópia da Certidão de Nascimento; Cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou histórico escolar; ficha de aproveitamento individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.

Para Educação de Jovens e Adultos (EJA): cópia da Certidão de Nascimento; cópia do RG e CPF; declaração e/ou histórico escolar; ficha de aproveitamento individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; comprovante do Alistamento Militar (maior de 18 anos, sexo masculino); 1 foto 3x4; declaração de trabalho se for menor de 18 anos; cópia do cartão SUS.

Para a Escola de Artes, deverão ser apresentados os seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou Histórico Escolar; ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.