Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ascom CBMTO

Bombeiros retomam nesta quinta-feira, 18, as atividades do Projeto de Cinoterapia no Hospital Infantil de Palmas, às 16h. A cinoterapia utiliza cães treinados com uma abordagem terapêutica no tratamento dos pacientes. Além do Hospital Infantil, as atividades também retornam no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O projeto teve início e 2017 e é executado pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com sociedade civil organizada. Atualmente conta com três animais, uma da raça belga, uma labrador fêmea de seis anos, e uma yorkshire. “Agora a intenção é realizar a busca de novos animais e treiná-los para que possamos ampliar a atendimento nos hospitais. Os donos de cães que tem perfil dócil e tem interesse e ser voluntário no projeto pode nos procurar. O animal receberá um treinamento antes de iniciar as visitas aos hospitais”, destacou o sargento do Corpo de Bombeiros, Alderico Medeiros.

Cinoterapia

A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador e tem como objetivo principal auxiliar na reabilitação de pacientes, proporcionando um ambiente hospitalar humanizado, aproximando o paciente do seu cotidiano fora da instituição e assim, reduzir os sintomas de estresse e ansiedade comuns nessa situação, auxiliando no combate a dor e ao sofrimento físico e emocional. Nos hospitais parceiros, a finalidade é tornar o período de hospitalização mais acolhedor e humanizado.