Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com o objetivo de integrar entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos, o projeto Cine Defensoria, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), abriu agendamento para ações em 2018. Escolas ou espaços comunitários interessados em receber o projeto já podem procurar o Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da Defensoria Pública do Estado.

As temáticas dos filmes envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como população em situação de rua e internações compulsórias, redução da maioridade penal, movimentos sociais, encarceramento em massa, invisibilidade da mulher transexual, feminismo negro, aborto e judicialização da vida, democracia e direitos fundamentais, saúde mental, álcool e outras drogas, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do NDDH, a defensora pública Maurina Santana, a proposta é realizar exibições cinematográficas e debates sobre direitos humanos em comarcas que integram todas as diretorias regionais da Defensoria Pública no Estado. “Pretendemos melhorar a visão crítica da comunidade, por meio do conhecimento em direitos dos professores, pais e alunos. Para isso, vamos muni-los de ferramentas com informações para combater o preconceito, a violência contra a mulher e a compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros”, explicou.

O projeto pretende, ainda, aproximar a Defensoria Pública da comunidade, por meios extrajudiciais, utilizando como mecanismo de interação a exibição pública de filmes e mídias em geral, franqueando o livre acesso, com temáticas relativas às áreas fim e de atuação da Defensoria Pública, bem como a promoção de debates e orientações jurídicas gerais de forma multidisciplinar, utilizando a linguagem cinematográfica. “A ideia é que esses conhecimentos saiam dos muros das escolas, auxiliando toda a comunidade”, destacou a Defensora.

Projeto

Uma realização da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, o projeto Cine Defensoria dará início às atividades no mês de fevereiro.