Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Seagro Nesta primeira etapa, as prefeituras ficaram encarregadas de preparar o terreno, deixando a área apta Nesta primeira etapa, as prefeituras ficaram encarregadas de preparar o terreno, deixando a área apta

As prefeituras contempladas para a implantação dos matadouros/frigoríficos nos oito municípios, Ananás, Araguanã, Arapoema, Barrolândia, Campos Lindos, Novo Acordo, Wanderlândia e Ponte Alta do Bom Jesus vêm cumprindo com as determinações no preparo das áreas do terreno para a implantação dos matadouros. Os profissionais de engenharia da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) acompanham “in loco” o andamento das atividades que estão sendo desenvolvidas nos municípios.

O recurso faz parte do acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento no âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Em contrapartida, nesta primeira etapa, as prefeituras ficaram encarregadas de preparar o terreno, deixando a área apta, como limpeza, acesso viários, fechamento (cercas), plataforma de aterros nos locais previamente definidos pela análise topográfica.

Segundo o engenheiro civil da diretoria de Gestão de Projetos da Seagro, Miguel Caminha, as prefeituras estão dentro do cronograma de planejamento para a implantação dos matadouros. “A equipe de engenharia está contribuindo com o suporte técnico para a implantação dos matadouros nos municípios. Após o processo licitatório, iniciado no dia 7 janeiro com data de abertura marcada para o dia, 7 de fevereiro, partiremos, para a próxima etapa, a construção dos empreendimentos”, argumentou.

Contrapartida dos Municípios

De acordo com o prefeito de Araguanã, Hernandes Brito, as atividades iniciais estão em andamento, limpeza da área, aterro e os piquetes do local. “Estamos fazendo de tudo para atender as solicitações, pois sabemos que é uma obra que vai beneficiar muito a região, na oferta de carne de qualidade e, criar mais empregos no município”, destacou.

Para o prefeito de Wanderlândia, Eduardo Silva Madruga, os preparativos estão sendo realizados conforme o cronograma de execução. “Já fizemos a limpeza da área e, nos próximos dias encerraremos a terraplanagem. Estamos ansiosos para a implantação desta obra, pois é um sonho de 40 anos esperado para ser realizado”, enfatizou.