Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em Palmas não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde

Em Palmas não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde Foto: Igor Flávio

Foto: Igor Flávio Em Palmas não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde Em Palmas não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde

Os recentes casos de mortes por febre amarela em estados como Minas Gerais e São Paulo têm resultado numa grande procura por vacina nos postos de saúde desses estados. No entanto, aqui em Palmas, a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Cemuv/Semus) reitera que não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde da Comunidade, uma vez que o Tocantins sempre fez parte da área com recomendação de vacinação, o que significa que a população já é imunizada. Mesmo assim, para atender aquelas pessoas ainda não imunizadas, a Cemuv informa que em virtude da grande procura, todos os dias haverá oferta de vacinas nos centros de saúde.

“Como é uma vacina de rotina, cada centro tem seu dia estabelecido para administrar essas doses, uma vez que cada frasco equivale a 10 doses que devem ser administradas no mesmo dia para não termos perda de vacina. Mas como a procura tem sido grande nos últimos dias, estamos orientando os vacinadores a abrir os frascos todos os dias enquanto a população estiver com essa demanda pela vacina”, explica a enfermeira da Cemuv, Juliana Araújo.

Juliana ressalta que não há necessidade de correria e que todas as salas de vacinas estão abastecidas. “Não estamos vivendo uma epidemia de febre amarela aqui. Não temos casos da doença. O esquema vacinal atual é de dose única. Quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina é considerado imunizado e não necessita de doses adicionais. As pessoas devem procurar cartões de vacina antigos para verificar a situação vacinal e se já houver registro da vacina, não há necessidade de revacinação”, explica.

A vacina contra febre amarela pode ser tomada por pessoas entre nove meses e 59 anos. Acima de 59 anos é necessário avaliação médica.

Confira quais centros de saúde oferecem vacina contra Febre Amarela

CSC Arno 33

CSC Arno 41

CSC Arno 42

CSC Arno 61

CSC Arno 71

CSC Arse 13

CSC Loiane Moreno

CSC Arne 53

CSC Arne 64

CSC Arso 41

CSC Arse 75

CSC Arse 82

CSC Arse 101

CSC Arso 111

CSC Valéria Martins (Arse 122)

CSC Arse 131

CSC Jardim Taquari

CSC Lago Sul

CSC Liberdade (Jardim Aureny III)

CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)

CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)

CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

CSC Jardim Aureny II

CSC Santa Bárbara  

CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

CSC Bela Vista

CSC Morada do Sol

CSC Santa Fé

CSC Taquaruçu

CSC Buritirana  (Ascom Semus)