Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), realizou balanço da atuação da Banca Examinadora do órgão em 2017. Conforme o relatório, foram realizados 79.544 atendimentos em todo o Estado. Foram aplicadas 49.292 provas práticas e 30.252 avaliações teóricas. Desse total, 16.054 candidatos foram considerados aptos para a categoria “A”; 18.650 aprovados para a categoria “B”; 2.962 motoristas para a categoria “D”, 91 candidatos para categoria “C” e 1.083 para a “E”.

De acordo com o gerente da Banca Examinadora do Detran Tocantins, Dionelson Brito dos Santos, o órgão tem dado o suporte necessário aos municípios na aplicação das provas práticas e teóricas. Segundo ele, essa gestão priorizou o atendimento no interior do Estado. Ele ressalta que atualmente o candidato não precisa mais se deslocar até outras cidades para concluir o processo de habilitação. “O Detran vai até o município com a equipe da Banca Examinadora. Hoje, o Detran oferece esse serviço em todas as cidades do Estado, sem custo algum para o candidato que busca a Carteira Nacional Habilitação (CNH) e o critério para avaliação é o mesmo usado na Capital,” destacou Dionelson.

O gerente do Detran-TO, destacou ainda que, 80% das reprovações que ocorrem durante o exame prático não é por falta de conhecimento técnico e sim em função da condição emocional dos candidatos durante as provas. E que as equipes técnicas do Tocantins são orientadas a perceberem isso. “Muitas vezes um bom dia, ou uma boa tarde já melhora o nível de ansiedade dos candidatos,” pontuou o gerente.

A Banca Examinadora do Detran é responsável pela aplicação das provas práticas e teóricas aos candidatos a motoristas, e a responsável também em inserir essas pessoas no trânsito. Uma dessas premissas é observar a real condição do candidato, ao trafegar conscientemente, sem causar danos aos outros condutores e também a pedestres.

Atualmente, a Banca percorre todo o território tocantinense, sem nenhuma taxa adicional destinada aos candidatos que moram no interior do estado. As bancas fixas atendem os municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi, e as equipes móveis circulam em todo o Tocantins, conforme solicitação dos Centros de Formação dos Condutores (CFCs). As Bancas Móveis atuam, ainda, de acordo com agendamento dos CFCs.