Polí­cia

Foto: Divulgação

Entre os dias 24 e 27, a Polícia Militar através do 2º Batalhão e 5ª Companhia Independente, em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, realiza reuniões para implantar os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) em Filadélfia e Santa Fé do Araguaia e ainda vai capacitar a comunidade de Ananás através do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS).

Nesta quarta-feira, 24 e amanhã, quinta-feira, 25, o 2º Batalhão da PM juntamente com a Assessoria de Polícia Comunitária, realizam reuniões nas cidades de Filadélfia e Santa Fé do Araguaia.

As reuniões têm como objetivo implantar Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) nas respectivas cidades. O conselho é um órgão composto por um grupo de pessoas do município ou do bairro que visa discutir e planejar medidas para melhorar os problemas da localidade relacionados com segurança pública. O Conseg permite que sejam feitas críticas e sugestões ao trabalho da polícia civil, militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a segurança pública. Também por intermédio do Conseg, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e por consequência melhorar a qualidade de vida da população.

Ananás

Já nos dias 26 e 27, a Assessoria de Polícia Comunitária em conjunto com a 5ª Companhia Independente da PM e a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil realizarão a 42ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) do Estado do Tocantins. O curso acontecerá no auditório da prefeitura de Ananás, a partir das 19h.

O objetivo é capacitar a comunidade local para atuar voluntariamente em parceria com a polícia no desenvolvimento de ações de prevenção da criminalidade e promoção do bem-estar social por meio do Conseg.

O curso é voltado para a sociedade em geral e busca envolver a comunidade na discussão da segurança pública preventiva, trabalhando estratégias e ferramentas que auxiliem na prevenção criminal. Além do material didático, concluintes maiores de 16 anos serão certificados pela Assessoria de Polícia Comunitária.

No final do curso será realizada a aclamação da chapa presidida por Gesiel Guida Costa, que conduzirá os trabalhos do Conseg Ananás pelo Biênio 2018-2020.