Polí­tica

Foto: Divulgação

Ao retomar a pré-campanha a Governador do Tocantins, o deputado Paulo Mourão (PT), visita quatro municípios neste fim de semana, levando suas propostas para transformar o Tocantins em um estado com oportunidades para todos. Paulo Mourão irá a Caseara, Abreulândia, Divinópolis e Dois Irmãos, acompanhado do presidente regional do Partido dos Trabalhadores, deputado José Roberto Forzani e membros do diretório estadual.

Nestes municípios, Paulo Mourão têm encontros agendados com os prefeitos locais, depois se reunirá com lideranças municipais, presidentes de sindicatos e ainda pretende conversar com comerciantes e feirantes para sondar como está a economia destes municípios. Nos encontros com prefeitos e lideranças locais, o pré-candidato a Governador irá entregar cópias do relatório da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), da Assembleia Legislativa (AL), que presidida por Mourão percorreu o estado, em 2017, ouvindo a população tocantinense sobre os problemas locais e quais soluções deveriam ser adotadas.

O relatório da comissão é considerado o mais completo e atualizado diagnóstico sobre o Tocantins e apresenta propostas para dobrar a renda econômica do estado em dez anos e retomar a confiança em um estado eficiente a curto prazo. Mourão vê no diagnóstico informações colaborativas para políticas inovadoras que vão propiciar a recuperação econômica e financeira do estado, com ações que estimulam o desenvolvimento sustentável.

Paulo Mourão tem defendido em sua pré-campanha um projeto de reconstrução do estado do Tocantins. “Não podemos mais fazer de conta que vamos governar o Tocantins, um estado que só de juros e serviços da dívida paga R$ 600 milhões ao ano”, lembra. “O Tocantins é o quarto estado da região Norte em pobreza, tem o quarto maior percentual de pessoas pobres que vivem com menos de meio salário mínimo por mês”, observa. “Precisamos implantar no Tocantins um processo produtivo, inclusivo e de cidadania”, propõe.

O pré-candidato afiança que tem propostas e projetos para mudar a atual realidade do Tocantins, promovendo desenvolvimento e geração de renda em todas as regiões do estado. “Nosso projeto contempla o sonho de emancipação de um povo, a reconstrução dos sonhos, me angustia ver um estado rico como o Tocantins sendo improdutivo ao seu povo, que se encontra desesperançado”, lamenta. “Temos nessas eleições a oportunidade de mudar os rumos do Tocantins, reconstruir o estado dos sonhos, da livre iniciativa e da justiça social que se perderam ao longo dos anos”, reforça.

Estudioso dos problemas que o Estado enfrenta em vários setores, Paulo Mourão tem buscado construir propostas, a partir das discussões com os diversos segmentos da sociedade, universidades, instituições e população em geral, para propor projetos administrativos e de gestão que vão elevar o índice de desenvolvimento regional do Tocantins. Parte desse processo passa pela qualificação do sistema educacional tecnológico, aliado ao estímulo do setor produtivo para gerar emprego e renda. Paulo Mourão também defende mudanças na capacidade de investimento do estado, além da modernização e transparência das ações públicas do governo.

Agenda

O primeiro município a ser visitado é Caseara nesta sexta-feira, dia 2, onde Paulo Mourão terá encontro com a prefeita Ildislene Santana (PSD). À tarde, o pré-candidato se reunirá com agricultores familiares do Assentamento Onalício Barros. À noite, participa de reunião na Câmara Municipal com vereadores e presidentes de sindicatos. No sábado, dia 3, Paulo Mourão estará em Abreulândia. Ele visita o prefeito Marivaldo Machalegre (PV), em seguida tem encontro com agricultores do Assentamento Vargem Dourada. À tarde, o pré-candidato visita outro projeto de assentamento da região, o Piedade. À noite, terá encontro no Centro de Convenções com vereadores e lideranças locais.  A agenda do fim de semana encerra-se em Dois Irmãos, onde Paulo Mourão irá visitar o prefeito Wanilson Valadares (PV), seguido de encontro com agricultores familiares do projeto de assentamento Salumira. Ainda pela manhã, Paulo Mourão se reunirá com lideranças locais na Câmara Municipal.