Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza, no próximo dia 15, a “Abertura Oficial da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins – Safra 2017/2018”. O evento acontece na Fazenda Bacaba, município de Caseara, com início às 8h.

De acordo com o4º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta safra o Tocantins deve colher mais de 4,4 milhões de toneladas de grão em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção total, seguido do milho (19,6%) e do arroz (14,4%). Em 2017, o Tocantins exportou mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de 809 milhões de dólares somente em grãos. A soja foi responsável por mais de 79 % das exportações tocantinenses.

Para o secretário da Agricultura, Clemente Barros, as exportações de 2018 devem permanecer próximas aos números de 2017. “Quanto à produção, diferentemente da previsão nacional de que a produção de grãos deve cair esse ano, nossa expectativa é que ainda podemos ultrapassar os números da safra anterior. A perspectiva de plantio é de cerca de 1,5 milhão de hectares, com produção acima de 4,5 milhões de toneladas”.

“A produção e exportações de grãos no Tocantins têm representado o grande avanço da agricultura tocantinense, gerando emprego e renda, movimentando a economia e promovendo o desenvolvimento social”, destaca o secretário. “A expectativa é de que nesta safra 2017/2018 o crescimento da produção e exportações continuem avançando, que gerem divisas melhorando a qualidade de vida das famílias tocantinenses”, reforça.

Realização

A Abertura Oficial da Colheita de Grãos é uma realização do Governo do Tocantins, Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), ABC Tocantins, Prefeitura de Caseara, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema OCB/TO, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), instituições financeiras e empresas parceiras do agronegócio no estado. 

Programação

9h30 – Pesquisa e inovação tecnológica no aumento da Produtividade da soja no Estado do Tocantins – Embrapa.

10h – Mercado da Soja “Estratégias profissionais e planos de comercialização para a garantia de rentabilidade – Agrofinanceira”.

10h30 – Logística como viabilizadora do agronegócio no Tocantins – Vli.