Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os leiloeiros também vão ter informações atualizadas

Os leiloeiros também vão ter informações atualizadas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os leiloeiros também vão ter informações atualizadas Os leiloeiros também vão ter informações atualizadas

Com mais de 30 anos de atuação no Tocantins, o leiloeiro Eduardo Gomes foi eleito como vice-presidente do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais (SNLR) e participa do encontro dos profissionais do setor a partir desta terça-feira, 6, em Campinas (SP).

O evento reúne os principais profissionais do setor de remate de animais, bens, implementos e propriedades agrícolas de todas as regiões do país. A reunião termina na quinta-feira, 8, e é promovida pelo Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais (SNLR). “Ao assumir a vice-presidência do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais sinto-me honrado por ser o representante do Tocantins e ter a possibilidade de colaborar em nível nacional sobre temas importantes para a atividade como, por exemplo, o aprimoramento do conhecimento de todos nós profissionais e promover uma expansão em nosso quadro de sindicalizados", afirmou Gomes.

Radicado no Tocantins, ele é o idealizador e realizador do Leilão Pecuária Solidária, iniciativa que une o agronegócio do Tocantins e várias partes do Brasil e já arrecadou mais de R$ 2,3 milhões a entidades assistenciais que cuidam de pessoas carentes, principalmente na área da saúde.

Encontro dos Leiloeiros

O presidente do SNLR é Nilson Genovesi, de São Paulo, que conduzirá o encontro, com abordagens de temas como a importância da contratação de leiloeiros sindicalizados, prática ilegal da profissão, leilões online; parcerias com as federações estaduais da agricultura e contribuição sindical.

Os leiloeiros também vão ter informações atualizadas sobre melhoramento genético, genômica bovina e os rumos da economia e do agronegócio brasileiros, em três palestras. Na primeira, José Bento Sterman Ferraz, um dos maiores especialistas do país em avaliação genética de gado de corte do Brasil, vai falar sobre os avanços alcançados por programas de melhoramento desenvolvidos em fazendas e institutos de pesquisa no sentido de aumentar a eficiência e produtividade do rebanho brasileiro.

José Bento é professor titular de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA – USP). Tem experiência na área de Genética e Melhoramento Animal, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente com avaliação genética, estimação de parâmetros genéticos em bovinos de corte e ovinos, qualidade de carne e incorporação de informações de marcadores moleculares em programas de seleção.

Depois, será a vez da palestra de Tamires Miranda Neto, médico veterinário e diretor de Pecuária da CFM, a maior produtora de touros do Brasil. Tamires Neto vai falar sobre o programa de seleção realizado com CEIP para touros da espécie Nelore, raça que representa cerca de 90% do rebanho brasileiro.

À tarde, Francine Campagnari Guilhem, doutora em Genômica Bovina e gerente comercial da NeoGen, líder mundial do segmento, fala sobre sua vasta experiência no desenvolvimento e interpretação de técnicas de análise genômica. O dia de palestras termina com a apresentação de Alexandre Mendonça de Barros, Sócio-Consultor da MB Agro, que vai falar das perspectivas de mercado para os próximos anos na produção, comercialização e no consumo de grãos e carnes, tanto no Brasil como nos principais países produtores.