Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 para obtenção de diploma de ensino médio já podem ser consultados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para conferir as notas, é necessário informar o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante. No Tocantins, as provas foram realizadas em 12 das 13 sedes das Diretorias Regionais de Educação, com exceção de Pedro Afonso, e tiveram 18.783 inscritos do ensino médio.

Aqueles que escolheram a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) como instituição certificadora, no ato da inscrição, devem procurar uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) para solicitar a expedição do certificado.

A gerente de Certificação, Normatização e Inspeção da Seduc, Isolda Pacini, explicou como proceder. “Primeiro o estudante precisa acessar o site do Inep e conferir se as notas mínimas foram alcançadas. Em seguida, procurar a sede de uma das DREs, para solicitar o certificado. É necessário que o estudante apresente Certidão de Nascimento ou Casamento, RG e CPF, além do resultado impresso”, disse.

Segundo ela, os participantes que alcançaram a nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento (100 pontos) e na redação (5 pontos) terão a conclusão do ensino médio validada. Porém, aqueles que obtiveram a nota mínima em apenas uma, duas ou três áreas de conhecimento, podem solicitar a declaração parcial de proficiência junto às DREs. Na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e na Redação, para o participante possa receber a declaração parcial, é necessário atingir as duas notas mínimas (100 e 5 pontos, respectivamente) em uma mesma edição do Exame.

“Com esse documento, quem não teve nota suficiente em todas as áreas, fica liberado de realizar as provas dessas áreas de conhecimento em futuras edições do Encceja e precisará fazer as provas apenas daquelas áreas em que não obteve a pontuação necessária”, ressaltou Isolda. 

Os demais resultados do Encceja, referentes à certificação do ensino fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior, permanecem com a divulgação prevista para 30 de março deste ano.